Speaker
Description
Objetivo: Apresentar e discutir relato de experiência pioneira realizada no interior do Internato de Medicina da Família e Comunidade com a finalidade de desenvolver nos estudantes percepções, conhecimentos e habilidades em Gestão em Saúde, tendo realidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) como locus de aprendizado.
Percurso metodológico: A fase aplicada da formação médica, no Brasil, com duração bienal, é exercitada pela composição de rodízios de cinco semanas em tempo integral, um dos quais é o de Medicina da Família e Comunidade (MFC). Entre nós é cursado em próprios da Universidade por 66 estudantes estratificados em grupos (equipes constituídas por seis participantes) que se sucedem durante o período letivo, em cada um dos Serviços de Saúde oferecidos. No caso da MFC, as atividades executadas são legítimas ao cenário em que o mesmo ocorre predominantemente, qual seja a UBS, com seus procedimentos inerentes como de consulta médica, vigilância epidemiológica, visitação domiciliar, vacinação. Desse modo, são sobretudo aquelas que correspondem ao âmbito da Assistência à Saúde, com incursões complementares em aspectos em Educação em Saúde, ficando totalmente desconsiderados aspectos do terceiro elemento normalizado pelas respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais, i.e., a Gestão em Saúde, sem a qual na prática ambas as anteriores não podem ser exercidas; daí a necessidade de exploração de modelo inovador pelo qual a introduzimos na formação médica que viabilizamos.
Resultados/discussão: Nas avaliações geradas pelos resultados obtidos, os estudantes têm acolhido esta experiência com entusiasmo, como oportunidade potente para tratar, pensar e viver significativamente as políticas públicas do Sistema Único de Saúde do Brasil.
Palavras-chave
Gestão em Saúde, Internato Médico, Sistema Único de Saúde.