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Description
Em um mundo dominado pela tecnologia, é de suma importância entender o impacto das tecnologias na sociedade. Isso significa que os engenheiros, sendo o elo entre a tecnologia e a sociedade, precisam conhecer as dimensões das tecnologias que desenvolvem ou aplicam em termos de bem-estar humano, políticas públicas, mudança social e impacto ambiental. Este conhecimento, entretanto, não é possível apenas com o desenvolvimento e aplicação dos saberes tecnológicos e conceituais que caracterizam a engenharia tradicional. É necessário recorrer às ciências sociais e às humanidades que são áreas tradicionalmente distantes ou não consideradas relevantes no ensino de engenharia. Uma aproximação entre engenharia, ciências sociais e humanidades teria consequências no mundo real na educação e na prática de engenharia, pois a sociedade atual necessita de um engenheiro que vá além dos conhecimentos técnicos e conceituais de engenharia considerando seu trabalho em sua totalidade, estando ciente dos impactos positivos e negativos que seus projetos podem causar. A prática da Engenharia no século XXI requer do engenheiro a compreensão da dimensão humana e social pois qualquer que seja a tecnologia, produto ou serviço desenvolvido culminará na experiência humana. Sendo assim, a proposta deste trabalho é refletir sobre a importância e os impactos que uma aproximação ou inserção das ciências sociais e as humanidades pode ter na educação e na prática da Engenharia, atribuindo-lhes a devida importância na formação de um engenheiro completo para o mundo atual.
Palavras-chave
Educação em Engenharia; Ciências Sociais na Educação em Engenharia; Humanidades na Educação em Engenharia; Competências em Engenharia