21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Contribuições da Aprendizagem Móvel para Experimentos Didáticos em Ensino de Física

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speakers

Diego Samuel Rodrigues (School of Technology, University of Campinas, UNICAMP)Prof. Francisco José Arnold (School of Technology, University of Campinas, UNICAMP)

Description

Com a popularização e as demandas geradas por tecnologias, hoje em dia até mesmo estudantes em situação de vulnerabilidade social possuem smartphones em seus bolsos. Atualmente, mesmo os celulares mais simples e baratos possuem diversos sensores disponíveis para uso em aplicativos e recursos comumente encontrados nesses dispositivos, indo desde a rotação do formato da tela e ajuste automático de brilho até a navegação por GPS. Em suas Diretrizes de Políticas para Aprendizagem Móvel, a UNESCO destaca que a aprendizagem móvel pode alavancar e fazer avançar o progresso em direção à educação para todos. Para isso, a aprendizagem móvel conta com os atributos de baixo custo e onipresença das tecnologias móveis. A esse respeito, estima-se que o número total de usuários de smartphones em todo o mundo deve ter atingido 3,9 bilhões em 2021, com um crescimento 6,1% ao ano, e com perspectiva de aumento para 4,5 bilhões em 2024. Ainda, estimativas para o ano de 2021 apontam que o Brasil é o quinto país do mundo em número de usuários: aproximadamente 119 milhões de pessoas no país possuem smartphones, o que equivale a 55% da população brasileira. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho propõe-se a apresentar e discutir as potencialidades de uso de smartphones como laboratórios de física móvel, a partir do uso de aplicativos educacionais já existentes. Como resultado, além da menção a referências e grupos de pesquisa atuantes nesta área (https://www.smartphysicslab.org), serão apresentados exemplos didáticos concretos já explorados em aulas de disciplinas de Laboratórios de Física da FT-UNICAMP. Inclusive, serão também discutidos experimentos nos quais o smartphone é requerido como único material experimental, tornando-o atrativo para uso em ambientes escolares e universitários que não dispõem de equipamentos, nem laboratórios de física, e favorecendo horizontes educacionais mais socialmente inclusivos.

Palavras-chave

Aprendizagem Móvel, Tecnologias para Ensino-Aprendizagem, Smart Physics

Authors

Diego Samuel Rodrigues (School of Technology, University of Campinas, UNICAMP) Prof. Francisco José Arnold (School of Technology, University of Campinas, UNICAMP)

Presentation materials

There are no materials yet.