21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Práticas educacionais abertas no ensino superior: uma análise no contexto das competências digitais dos professores

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

Dr Eniel do Espírito Santo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Description

A Educação Aberta consiste na utilização de tecnologias digitais no campo da educação com a remoção de barreiras econômicas, tecnológicas, geográficas e institucionais que porventura impõem obstáculos ao acesso ao conhecimento, nos processos de educação escolar ou não-escolar. Neste sentido, as práticas educacionais abertas (PEA) são concebidas como a implementação de abordagens abertas, quando possível e apropriado, visando remover tais barreiras impeditivas para o aprendizado. Neste contexto, recentemente o Joint Research Centre, da União Europeia, agregou ao Quadro Europeu das Competências Digitais dos Educadores (DigCompEdu), uma área específica de competência relacionada à Educação Aberta, tendo-se como base o framework OpenEdu, estabelecendo assim um marco ampliado de referência para o desenvolvimento de competências digitais para os professores. Diante disso, este estudo objetiva analisar as possibilidades de práticas educacionais abertas no ensino superior, capazes de promover e consolidar as competências digitais dos professores na emergente área de Educação Aberta no DigCompEdu. O percurso metodológico contemplou a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica reflexiva na temática. Observamos que as competências digitais relacionadas com a Educação Aberta, inseridas no modelo DigCompEdu, contemplam três competências-chave, ou seja, I) utilização de licenças abertas em recursos educacionais; II) adoção de práticas educacionais abertas na práxis educativa docente; III) adoção da ciência aberta com a publicação de projetos e resultados de pesquisas em revistas abertas. Concluímos que as competências digitais previstas no DigCompEdu para o educador aberto estão em plena consonância com as práticas educacionais abertas, sendo factíveis de serem implementadas no ensino superior, pois são capazes tanto de promover a eliminação de barreiras de acesso ao conhecimento, como também fomentar a implementação da abordagem da ciência aberta, especialmente na divulgação dos resultados de pesquisas científicas.

Palavras-chave

Educação aberta. Práticas educacionais abertas. Competências digitais dos professores. DigCompEdu. Ensino superior.

Author

Dr Eniel do Espírito Santo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Co-authors

Prof. Jamerson Guerra Santos (Faculdade Visconde de Cairu) Dr Miguel Angel Garcia Bordas (Universidade Federal da Bahia)

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