Speaker
Description
Objetivo: Discutir a aplicação de metodologias ativas para proporcionar integração ensino extensão.
Metodologia: Construiu-se uma oficina presencial intitulada "Como integrar ensino e extensão" para docentes da Universidade Federal Fluminense (UFF). A oficina utilizou metodologia ativa com reflexão individual e em grupo sobre o conceito de extensão, apresentação de experiências didáticas da inclusão da extensão em disciplinas e a construção de um tema que poderia ser incorporado à disciplina ministrada pelos participantes que integrasse ensino e extensão. A avaliação da oficina foi realizada com o portfólio reflexivo. A atividade ocorreu no calendário permanente de oficinas do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) da Pró Reitoria de Graduação em parceria com a Pró Reitoria de Extensão.
Resultados: Inscreveram-se 107 docentes dos diversos campi da UFF sendo que 49 (46%) docentes compareceram às oficinas e 39 (80%) fizeram a avaliação. Nas discussões, notou-se heterogeneidade com relação ao entendimento do conceito de extensão e sobre como ela poderia ser inserida nas disciplinas de graduação. Questionados sobre o alcance dos objetivos da oficina, todos os participantes afirmaram que alcançou e a maioria considerou como boa ou ótima a metodologia aplicada na oficina. Entretanto, houve relatos de necessidade de mais tempo para ampliar o debate sobre o tema. Muitos relataram que irão refletir melhor sobre o tema e tentarão integrar a extensão em suas atividades de ensino. Palavras como troca, despertar, aprendizado, interativa, inspiradora e enriquecedora foram usadas para avaliar a oficina.
Discussão: A obrigatoriedade da curricularização da extensão nas atividades de ensino desafia o ambiente universitário organizado sob a forma de departamentos que ainda ensina a partir da educação bancária e com restrita interação com a comunidade e realidade no qual está inserido. Observa-se que ainda há muito a se dialogar junto aos docentes sobre o tema de acordo com o observado na avaliação.
Palavras-chave
oficina de trabalho, ensino - extensão, capacitação de professores