Speaker
Description
Objetivos: O trabalho mostra como o uso de metodologias ativas inovadoras pode atrair e despertar o interesse de estudantes do ensino técnico de nível médio e superior. O objetivo foi avaliar a aplicação da TpM, uma metodologia recente, desenvolvida na FEEC - Unicamp, em uma turma do 3° ano de nível médio do curso de técnico em informática do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e em cursos de curta duração, para aluno do ensino superior.
Metodologia: Foi utilizada a disciplina regular "Tópicos Especiais II" como laboratório para a aplicação da TpM. Os alunos foram divididos em grupos e trabalharam um semestre inteiro desenvolvendo um projeto de IoT, usando a metodologia proposta. Ao fim do semestre, foram avaliados os projetos e o desempenho dos alunos. Além disso, foram oferecidos cursos de extensão no IC (Instituto de Computação) da Unicamp.
Resultados: Os resultados mostraram um empenho e interesse por parte das turmas. Os projetos foram desenvolvidos e a interação entre os alunos e professor foi interessante. Não houve a figura do professor como centro do conhecimento, mas de um consultor que discutia com os alunos as possibilidades. Os alunos avaliaram muito bem a metodologia proposta.
Discussão: A TpM é uma metodologia nova, desenvolvida especificamente para o ensino de IoT e que se encaixa perfeitamente no contexto de Industria 4.0. A metodologia foi aplicada em cursos superiores e de pós-graduação de nível strictu sensu. É a primeira vez que foi aplicada em ensino de nível médio técnico. Os resultados foram promissores e sugerem que a proposta pode facilitar a entrada de novos talentos e diminuir a evasão na área tecnológica, pois trata de assuntos complexos usando uma abordagem de mais alto nível e menos agressiva.
Palavras-chave
Metodologias Ativas, Internet das Coisas, Ensino Médio.