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Description
No cenário da Sociedade do Conhecimento e Educação em Rede, caracterizado por constantes mudanças e pela acelerada evolução tecnológica, a aprendizagem ativa tornou-se uma competência essencial, conforme destacado pelo Fórum Econômico Mundial em anos recorrentes. Nesse panorama, a aprendizagem autodirigida (AA) ganha relevância, representando um conceito central na matética, proporcionando liberdade e autonomia aos aprendizes, seja em ambientes formais ou informais de aprendizagem. Na esfera formal de aprendizagem, que engloba instituições como escolas e universidades, a AA pode ser efetivamente incentivada e potencializada mediante o uso de arquiteturas, frameworks e ferramentas de apoio apropriadas. Todavia, a integração da AA em espaços de ensino predominantemente heterodirigidos apresenta tanto oportunidades promissoras quanto barreiras significativas que requerem investigação cuidadosa. Nesse panorama, este estudo se propõe a explorar as oportunidades e os desafios inerentes à implementação da AA em ambientes de ensino heterodirigidos. Busca-se elucidar os múltiplos aspectos que circundam essa questão, fornecendo um exame crítico das potencialidades da AA e dos obstáculos que podem impedir sua plena execução. Como um desdobramento prático deste trabalho, são apresentadas recomendações pragmáticas e discutidas implicações de largo alcance para a política educacional, a prática docente e o desenvolvimento dos estudantes. Identifica-se que arquiteturas de aprendizagem autodirigida, gestão do conhecimento pessoal, mentalidade para aprendizagem ao longo da vida, metacognição, tecnologias de aprendizagem adaptativa e abordagens heutagógicas são elementos que contribuem para a formação de pessoas aprendizes autônomas e aptas a enfrentar os desafios e oportunidades do século vigente.
Palavras-chave
aprendizagem autodirigida, matética, heterodireção, autodireção, heutagogia