Speakers
Description
Em consequência das mudanças tecnológicas e o surgimento da ferramenta Chat GPT, a proposta deste trabalho é discorrer brevemente sobre o que é o Chat GPT, quais seus objetivos, qual sua origem, utilidades para a prática pedagógica de professores do Ensino Superior e relação com a competência midiática. Tendo como objetivo principal da pesquisa esclarecer como o Chat GPT pode contribuir para o desenvolvimento da competência midiática de docentes e discentes do Ensino Superior, a justificativa se pauta na relevância da abordagem da temática pelo fato de existirem poucas publicações sobre o assunto, pois entendemos a necessidade de discorrer sobre esse novo recurso midiático. Para tal, a metodologia utilizada foi a revisão de literatura e a coleta dos dados se deu por meio da pesquisa bibliográfica. As considerações finais mostram que o Chat GPT pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem, se utilizado de modo competente pelos seus usuários. Para que isso ocorra é fundamental compreender o funcionamento da tecnologia, suas limitações e as implicações sociais para evitar manipulações ou desconfortos.
Palavras-chave
Chat GPT. Ensino Superior. Competência Midiática.