Speaker
Description
PEREIRA, Maria Gorete Nicolette1
Universidade Estadual de Londrina
ROCCO, Kelen Mitie Wakassugui2
Universidade Estadual de Londrina
MENOLLI, Gisele Andrade3
Universidade Estadual de Londrina
GASTALDI, Andreia Bendine4
Universidade Estadual de Londrina
MONTEZELI, Juliana Helena5
Universidade Estadual de Londrina
MARTINS, Eleine Aparecida Penha6
Universidade Estadual de Londrina
Objetivo: Avaliar a inserção do uso da máscara laríngea no currículo de enfermagem. Método: Estudo descritivo, relato de experiência sobre inserção do uso da máscara laríngea (ML) no currículo de enfermagem, frente experiência por meio de simulação clínica com estudantes do 7º período de graduação em enfermagem de instituição publica de ensino superior do município do norte do Paraná. Os dados foram coletados em novembro de 2022. Resultados: Frente à população total do estudo 93% dos estudantes do ultimo ano de graduação em enfermagem desconhecem sobre a inserção ou utilização da máscara ML. Discussão: A simulação clínica permite ambiente e situações controladas, desta forma têm se destacado como uma inovação tecnológica no ensino-aprendizagem de graduandos em enfermagem, visto que o estudante é instigado pela curiosidade o que o leva a busca pela aprendizagem. A inserção da ML pelo estudante de graduação em enfermagem ainda é de pouco conhecimento, porém, frente aos avanços tecnológicos os estudantes necessitam de experiências que proporcionem competências frente à prática deste dispositivo supra glótico a ML, visto que em torno de 66-85% das mortes evitáveis ocorrem pela impermeabilidade de vias aéreas. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) por meio da resolução nº 641/2020 confere respaldo legal ao profissional capacitado na inserção do uso da ML.
Palavras-chave
Treinamento por simulação; ensino, Máscaras laríngeas.