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Description
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as condições materiais e imateriais das escolas em tempo integral da Região Metropolitana de Santarém/PA (RMS/PA), para levar a cabo as políticas indutoras de educação integral. Para o alcance do objetivo proposto utilizamos a técnica da análise bibliográfica e documental onde se estrutura a pesquisa a partir: da construção de um mapeamento das pesquisas que já foram feitas no PPGE/UFOPA referente a Educação Integral na Região Metropolitana de Santarém/PA, com recorte temporal entre os anos de 2015 a 2020, como ponto de partida para compreender de que formas as políticas públicas de educação integral vem sendo implementadas na região; a partir do levantamento bibliográfico, notamos que existe a necessidade de aprofundarmos a análise das condições materiais e imateriais das escolas por meio de plataformas educacionais; QEdu – Dados Educacionais; Observatório do PNE; e Laboratório de Dados Educacionais LDE/UFPR. Os resultados revelam que as condições das escolas têm caráter insuficiente para dar conta de questões estruturais da política educacional mais ampla como: política de pessoal, currículo comum que garanta a todos os conhecimentos necessários à formação integral e a infraestrutura física das escolas apresentam algumas carências. Conclui-se destacando que a educação integral necessita ser fundamentada nos princípios de autonomia e emancipação, no entanto, esses princípios não têm sido viabilizados do ponto de vista material e imaterial.
Palavras-chave
Educação em tempo integral; Região Metropolitana de Santarém/PA; Educação Integral no contexto Amazônico.