21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

O impacto do teatro e jogos educacionais no ensino de Engenharia de Produção como recursos pedagógicos para engajar e reduzir a evasão dos estudantes.

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Dr Sandra Mara Santana Rocha (Universidade Federal do Espírito Santo)

Description

Com o desafio de enfrentar o crescente desinteresse dos discentes nos cursos de engenharia, adotou-se o emprego de jogos e teatro como metodologias ativas na disciplina de Introdução à Engenharia de Produção, objetivando proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, visando a aplicação dos conceitos teóricos em contextos reais.

Cada equipe recebeu 54 blocos idênticos em MDF para que, na forma de jogo, montassem torres, partindo da obtenção das medidas das peças, permitindo-lhes propor um projeto factível de maior estrutura possível, que permanecesse de pé por até 20 min. As equipes entregaram o projeto e tiveram até 60 min para montar sua estrutura; a contagem dos 20 min iniciou quando a equipe indicou ter concluído o desafio. As medidas obtidas foram: 133; 124; 122 e 116 cm. Na sequência, o desafio foi modificando no máximo 20% das peças, obter uma torre que suportasse uma carga especifica, buscando estimular a criatividade, o pensamento crítico dos discentes, a colaboração, o trabalho em equipe e cumprimento de prazos.

Para o teatro, as equipes foram desafiadas a preparar e encenar a contratação de engenheiros de produção para uma empresa multinacional da área de mineração, sendo responsáveis pelas seguintes vagas: Engenheiro de Processos Junior; Gerente de Qualidade; Executivo de Supply Chain; Especialista de Inovação e Transformação de Negócio; Gerente de Planejamento e Controle da Produção; e Gerente de Estratégia Industrial. A entrega foi um roteiro com os papéis bem definidos de cada integrante e a encenação. Todos mostraram contentamento em realizar a atividade, até os mais tímidos. Segundo um aluno “melhor que só ler um artigo sobre habilidades e competências de um engenheiro é encenar um engenheiro.” Assim, estimulamos os alunos a praticar habilidades essenciais para sua formação acadêmica e profissional, como comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos, liderança e criatividade.

Palavras-chave

Metodologias inovadoras. Jogos Educacionais. Teatro. Engenharia de Produção.

Authors

Dr João Bosco Gonçalves (Universidade Federal do Espírito Santo) Dr Leila Aley Tavares (Universidade Federal do Espírito Santo) Dr Sandra Mara Santana Rocha (Universidade Federal do Espírito Santo)

Presentation materials

There are no materials yet.