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Description
Este trabalho tem como questão central responder a pergunta: Qual a compreensão de letramento acadêmico e de formação que se realiza nos estudos sobre formação universitária, bem como suas implicações teórico-metodológicas? A tese que se sustenta, é a de que o letramento acadêmico foi incorporado e disseminado no universo acadêmico e pedagógico brasileiro prescindindo da crítica e da inquirição aos termos primitivos, em função de uma oscilação epistemológica das ciências humanas. A questão a ser discutida avalia duas compreensões de leitura e escrita na universidade: Uma posta pela teoria de letramento; outra aos estudos sobre formação universitária de Britto. Investiga-se: O que quer dizer letramento acadêmico? O que distingue o letramento acadêmico de leitura e escrita ou de conhecimentos e capacidades de estudar na universidade? Qual a compreensão de universidade? Que concepção de formação subjaz desses estudos? A metodologia adotada é levantamento bibliográfico composto por artigos que trazem a temática do letramento acadêmico. O objeto empírico constitui-se produções acadêmicas sobre letramento acadêmico. A análise das produções será realizada pelos seguintes meios: Leitura scanner (resumo, palavras-chave, referências, base epistemológica); Busca de ocorrências de letramento acadêmico; leitura de textos selecionados por esses processos em sua totalidade. A pesquisa está em andamento, mas apresenta indícios significativos da tese apresentada. O letramento acadêmico é um campo amplo de pesquisa, inserido no debate sobre educação a partir dos anos 2000 e coexiste com estudos de matriz epistemológica sobre formação universitária que não desembocam no letramento acadêmico; Os estudos sobre letramento acadêmico esvaziam a questão da formação na educação superior, pautando-se em concepções mistificadas de leitura; os estudos tendem a reduzir a formação acadêmica ao aprendizado de procedimentos de produção textual, demonstrando antagonismo epistemológico.
Palavras-chave
formação universitária; leitura e escrita; letramento acadêmico