21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

O MOVIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA COMO PRÁTICA DE ENSINO-EXTENSÃO INCLUSIVA

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Integração extensão-ensino

Speaker

Juliane Aparecida Ribeiro Diniz (UNIFAN)

Description

Nosso propósito é explicitar uma prática de ensino-extensão inclusiva do Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN, de Aparecida de Goiânia-GO. Entende-se extensão como “intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às IES e que estejam vinculadas à formação do estudante”, à produção do conhecimento e “em interação dialógica da Comunidade Acadêmica com a sociedade” (art.3º, BRASIL, 2018). Compreende-se como prática de extensão inclusiva as ações de acolhida, integração e abrangência de pessoas independente da diversidade cultural, étnica, racial, religiosa e econômico-social na construção dialógica de conhecimentos e tecnologias sociais e na democratização de saberes (SILVA, 2020; RIBEIRO, 2011). A partir de nossa participação observante, descreveremos o MOCCA como projeto institucional que realiza atividades interdisciplinares e interprofissionais, com intervenções ativas de docentes e acadêmicos, nas áreas da comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho; em consonância com as diretrizes para educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena. Para tanto, agrega parcerias do UNIFAN com outras instituições de ensino, órgãos públicos, movimentos sociais e ONGs. Percebemos que o MOCCA é capaz de ampliar participação protagonista dos discentes; valorizar manifestações artísticas, culturais e desportivas locais, regionais e nacionais; melhorar as condições de vida, o acesso e garantia aos direitos sociais, o desenvolvimento local e a promoção da saúde; e de mostrar à comunidade externa os projetos de ensino-extensão desenvolvidos no UNIFAN. Neste sentido, entende-se que o MOCCA consegue promover a inclusão educacional e social na medida em que forma futuros cidadãos-profissionais mais conscientes, éticos e críticos de sua atuação e aproxima-os da comunidade externa, promovendo construção de saberes e transformação da sociedade.

Palavras-chave

Ensino Superior. Extensão. Prática inclusiva.

Authors

Presentation materials

There are no materials yet.