Speaker
Description
O presente artigo abrange algumas considerações acerca do impacto da pandemia do Covid-19 no processo de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Durante o período pandêmico, foram diversas as implicações do distanciamento social em muitos aspectos. O objetivo principal é analisar as implicações do período pandêmico da covid-19 nos processos de aprendizagem em artigos publicados nos anos de 2021 a 2023. Desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa e documental, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Primeiramente, em diálogo com os autores Moran (2007), Vygotsky (2007), Bonilla; Olivera (2011), Saraiva; Travessini; Lockmann (2020), Behar (2020), Couto; Couto; Cruz (2020), Santos (2021), Dias (2021) entre outros, apresentando uma compreensão ampla das questões que envolvem os impactos da pandemia da covid-19 nos vários setores e na educação, os vários decretos que impactaram na educação, a diferença entre o ensino remoto emergencial e o EaD e o processo de aprendizagem nesse período. Os principais resultados indicam que as implicações da pandemia no processo de aprendizagem incluíram a perda de qualidade, a descontinuidade do aprendizado, desigualdades no acesso à educação e a precarização do ensino. Portanto, foi possível concluir que a pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo nos processos de aprendizagem e impôs uma série de desafios aos pedagogos das instituições de ensino.
Palavras-chave
Implicações do distanciamento social; Pandemia do covid-19; Aprendizagem