Speaker
Description
O trabalho apresenta os resultados de uma experiência metodológica realizada na disciplina Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Prática Pedagógica do curso de licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru, no ano de 2022, a qual baseou-se na proposta as Metodologias Ativas e surgiu em virtude das atuais demandas para formação de professores e sua articulação com a escola de educação básica contemporânea. Objetivou trabalhar os conteúdos das demais disciplinas por meio do eixo articulador do curso, ou seja, a prática pedagógica na escola de educação básica contemporânea; realizando estudos interdisciplinares e proporcionando a reflexão sobre a atuação do Pedagogo diante uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais ampliaram e modificaram as formas e possibilidades de comunicação humana. Tais alterações modificaram também o ensinar e o aprender. Considerar a tecnologia como transformadora dos comportamentos, individuais e coletivos, é reconhecê-la como forma de comunicação, organização social, artefato cultural, linguagem específica do momento atual. Para isso, se faz necessário estudar o conceito de tecnologia e sua relação com a prática pedagógica na escola de educação básica; o uso das tecnologias digitais em situações didáticas; conhecimento e avaliação de portais educacionais, softwares e demais conteúdos disponíveis na web 2.0. As atividades propostas foram organizadas interdisciplinarmente com o uso das seguintes metodologias ativas: sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, estudo de caso, aprendizagem entre pares ou times e resultaram num produto educacional por grupo de trabalho: objeto digital de aprendizagem. Os resultados indicaram que as metodologias ativas contribuem com articulações necessárias para a prática pedagógica, pois envolveram estudos teóricos das diversas disciplinas do curso e vivências dos estágios curriculares, oportunizando o protagonismo na formação inicial de professores.
Palavras-chave
Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais. Interdisciplinaridade.