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Description
Atividade de Ensino realizada no Laboratório Morfofuncional da 3a série do curso de Medicina sobre a temática neoplasia prostática, entre abril e junho de 2023. A partir da leitura de um caso clínico, os estudantes foram direcionados para nove estações clínicas (mesas de trabalho) organizadas com materiais ilustrativos e questões disparadoras. As mesas foram organizadas de forma sequencial, a mesa anterior contribuiu para o raciocínio da mesa subsequente. Na 1ª mesa, apresentou-se a Prancha Anatômica Virtual 3D (Visible Body), com imagens do sistema Reprodutor Masculino, com a intencionalidade educacional: revisitar anatomia e relacionar este sistema orgânico ao caso clínico. Imagens de ressonância magnética da próstata normal e com lesões foram apresentadas nas mesas 2 a 4. A quinta mesa apresentou um simulador de exame de próstata para que os estudantes realizassem toque retal e identificassem alterações estruturais na glândula prostática e exames laboratoriais com valores de PSA total (Antígeno Prostático Específico), PSA livre e PHI (Prostate Health Index). A mesa 6 continha imagens digitais de ressonância magnética da região prostática com e sem invasão tumoral da bexiga, sendo disparada por uma questão relacionada ao sinal clínico hematúria. Radiografias de tórax com lesões nodulares compuseram a mesa 7, a qual possuía uma questão relacionada à evolução clínica do paciente com apresentação de hemoptise. A mesa 8 apresentou uma parte do corpo utilizado para fins de estudo anatômico (peça cadavérica) com nódulos pulmonares. A mesa 9 trouxe imagens de cintilografia óssea e questões disparadoras com o sintoma dor lombar. A utilização dos recursos educacionais: caso clínico e estações clínicas durante a dinâmica da atividade tiveram um impacto positivo no desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo dos estudantes. Conclui-se que a incorporação de recursos tecnológicos potencializou a ampliação de conhecimentos e que a experiência foi atrativa e dinâmica.
Palavras-chave
Neoplasias da próstata. Ensino. Aprendizagem. Metodologia Ativa. Medicina