21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

ESTAÇÕES PRÁTICAS DE HABILIDADES CLÍNICAS PARA O ENSINO DE NEOPLASIA PROSTÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Mrs Maiza Claudia Hipólito (Universidade Max Planck)

Description

Atividade de Ensino realizada no Laboratório Morfofuncional da 3a série do curso de Medicina sobre a temática neoplasia prostática, entre abril e junho de 2023. A partir da leitura de um caso clínico, os estudantes foram direcionados para nove estações clínicas (mesas de trabalho) organizadas com materiais ilustrativos e questões disparadoras. As mesas foram organizadas de forma sequencial, a mesa anterior contribuiu para o raciocínio da mesa subsequente. Na 1ª mesa, apresentou-se a Prancha Anatômica Virtual 3D (Visible Body), com imagens do sistema Reprodutor Masculino, com a intencionalidade educacional: revisitar anatomia e relacionar este sistema orgânico ao caso clínico. Imagens de ressonância magnética da próstata normal e com lesões foram apresentadas nas mesas 2 a 4. A quinta mesa apresentou um simulador de exame de próstata para que os estudantes realizassem toque retal e identificassem alterações estruturais na glândula prostática e exames laboratoriais com valores de PSA total (Antígeno Prostático Específico), PSA livre e PHI (Prostate Health Index). A mesa 6 continha imagens digitais de ressonância magnética da região prostática com e sem invasão tumoral da bexiga, sendo disparada por uma questão relacionada ao sinal clínico hematúria. Radiografias de tórax com lesões nodulares compuseram a mesa 7, a qual possuía uma questão relacionada à evolução clínica do paciente com apresentação de hemoptise. A mesa 8 apresentou uma parte do corpo utilizado para fins de estudo anatômico (peça cadavérica) com nódulos pulmonares. A mesa 9 trouxe imagens de cintilografia óssea e questões disparadoras com o sintoma dor lombar. A utilização dos recursos educacionais: caso clínico e estações clínicas durante a dinâmica da atividade tiveram um impacto positivo no desenvolvimento do raciocínio crítico-reflexivo dos estudantes. Conclui-se que a incorporação de recursos tecnológicos potencializou a ampliação de conhecimentos e que a experiência foi atrativa e dinâmica.

Palavras-chave

Neoplasias da próstata. Ensino. Aprendizagem. Metodologia Ativa. Medicina

Authors

Mrs Maiza Claudia Hipólito (Universidade Max Planck) Dr Rafael Denadai (Universidade Max Planck) Mrs Lívia Franco (Universidade Max Planck) Mrs Camila Atihe (Universidade Max Planck)

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