21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

DAS TESSITURAS SISTÊMICAS À IMPLEMENTAÇÃO CURRICULAR: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERCEPÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Integração extensão-ensino

Speaker

Ligiani Cordeiro dos Reis (Universidade Estadual de Maringá (UEM))

Description

O presente estudo objetivou analisar o processo de Curricularização da Extensão universitária e suas relações com a formação inicial dos futuros profissionais de Educação Física dos cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Paraná, refletindo acerca da constituição da identidade profissional e suas implicações no contexto interventivo. A investigação se sustenta na premissa de uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. O questionário foi enviado para nove IES do estado do Paraná. Como resultado evidenciou-se por meio das interlocuções dos coordenadores que a Resolução CNE/CES n° 07/2018 situa-se em fase de implementação nos cursos de Educação Física no estado do Paraná, e a percepção no campo da gestão destaca a falta de preparo para auxiliar a efetivação desta normativa imposta, destacando uma falta de instrução aos gestores institucionais. No entanto, o aumento da demanda de trabalho docente, a dificuldade da adequação da matriz curricular para os cursos noturno e a diminuição da carga horária das disciplinas foram indicados pelos coordenadores como distanciamento. Enquanto ao estabelecido pela pesquisa, as reflexões acerca da constituição da identidade profissional, os coordenadores demonstram que se exercida de modo reflexivo e crítico a Curricularização da Extensão suscitará a identização, com seus sentidos e significados, para além da lógica mercadológica, a qual evidencia-se nas demais resoluções que amparam a formação inicial com enfoque da obtenção de “habilidades” e “competências”. Conclui-se que o contexto interventivo a qual insere-se a Curricularização da Extensão universitária apresenta-se como uma possibilidade para a mudança das (im)posições quais as reformas educacionais têm indicado, viabilizando por meio da tríade do ensino, pesquisa e extensão o relacionamento entre comunidade acadêmica e externa, de modo a partilhar as identidades sociais e constituir a identidade profissional.

Palavras-chave

Curricularização da Extensão, Formação Inicial; Identidade Profissional.

Author

Ligiani Cordeiro dos Reis (Universidade Estadual de Maringá (UEM))

Co-authors

Prof. Catarina Messias Alves (Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil) Prof. Fernando Lazaretti Onorato Silva (Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil) Mrs Roberta Crepaldi Borsatto (Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil) Dr Vânia de Fátima Matias de Souza (Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil)

Presentation materials