21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Fatores de influência na retenção do curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior pública

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

Joiciane Rodrigues de Sousa

Description

As Instituições de Ensino Superior (IES) precisam conhecer o contexto em que seus alunos estejam inseridos, a fim de possibilitar o alcance de seus propósitos com sucesso, evitando assim, que variáveis como a retenção apresente índice desfavorável. A retenção se trata da permanência do aluno em um curso, por tempo maior que o previsto, desencadeando em mais custos para a instituição. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que influenciam na retenção dos alunos do curso de Administração. Escolheu esse curso por ser um dos programas mais encontrados nas IES brasileiras. Quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa quantitativa, e quanto aos objetivos se refere a uma pesquisa descritiva. A população foram os alunos ativos, cursando a partir do segundo período em uma IES pública. A amostra foram 130 alunos de um total de 388. A coleta de dados ocorreu através do Sistema Integrado de Gestão das atividades Acadêmicas e de um questionário aplicado com os estudantes. A partir das análises obtidas dos relatórios, encontrou-se determinado padrão de reprovações e trancamentos em disciplinas mais matematizadas, como matemática aplicada, elementos de economia, estatística e matemática financeira. Esse resultado pode estar relacionado à deficiência nas disciplinas de exatas do nível básico de ensino, além disso, notou-se que houve menos reprovações e trancamentos no período de pandemia, corroborando com a literatura estudada. Observou-se ainda, que as variáveis sexo, raça e estado civil não demonstraram exercer influência sobre a probabilidade de retenção da amostra pesquisada. No entanto, a idade, morar fora da cidade que estuda, trabalhar e ter filhos demonstrou afetar. Diante dos desfechos encontrados, percebe-se que a retenção é um problema nas IES, prejudicando o aluno, instituição e sociedade. Diversas variáveis desencadeiam na retenção de um estudante, por isso, estratégias precisam ser traçadas com o propósito de reduzir essa propensão.

Palavras-chave

Administração; Instituições de Ensino Superior; Retenção.

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