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Description
O trabalho apresenta o Censo dos Estudantes da Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) elaborado pelos discentes da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica IV, com a exploração de diferentes tecnologias digitais utilizadas ao longo do percurso. Tendo objetivo de traçar o perfil dos estudantes do curso de Pedagogia a partir de uma abordagem contemporânea, o censo abordou diversos aspectos presentes na diversidade do nosso curso, como sexo, gênero, tipos de relacionamentos e religião. Os blocos temáticos foram agrupados em dados pessoais, acadêmicos, identificação de deficiências e necessidades específicas de aprendizagem, dados sobre maternidade/paternidade, aspectos socioeconômicos. As questões foram baseadas em diferentes instrumentos utilizados pela universidade, consultas a especialistas, além de questões do censo do IBGE que permitam a análise comparativa dos resultados. O formulário online foi desenvolvido com uso do software Limesurvey hospedado pela Diretoria Geral de Tecnologia da Informação da universidade e ficou disponível no primeiro semestre de 2023. Para divulgação, foram criados vídeos explicativos postados em redes sociais do curso e do Centro Acadêmico, foram realizadas visitas às turmas, criados cartazes com qrcodes, além do site no Google Sites https://sites.google.com/view/censo-de-estudantes. Os dados foram agregados para a divulgação sem que haja a identificação individualizada de informações pessoais, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O dashboard criado com o Google Datastudio apresenta os resultados parciais de uma forma dinâmica e está disponível no site. Acreditamos que essa iniciativa é valiosa por permitir obter informações detalhadas sobre o perfil dos estudantes de Pedagogia, o que pode auxiliar a gestão da universidade a implementar políticas e ações mais adequadas às necessidades desses discentes, fornecendo subsídios para o planejamento institucional e aprimoramento do curso, culminando em ações institucionais mais assertivas.
Palavras-chave
Tecnologia digitais; Gestão universitária; Censo de discentes