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Este trabalho, vinculado ao eixo Integração ensino-extensão, pretende apresentar algumas ações extensionistas realizadas no componente curricular denominado Vivências em Território, que faz parte da grade curricular dos cursos presenciais de Letras e de Pedagogia da Universidade do Vale Taquari - Univates. Este componente, cuja ementa consiste no estudo da extensão universitária e identificação de demandas sociais na comunidade regional, ocorreu em 2021 e procurou desenvolver as seguintes habilidades dos acadêmicos: planejar propostas extensionistas de acordo com as demandas regionais e vivenciar essas ações. Entre as tarefas propostas ao grupo de alunos estavam: Entender o sentido da extensão acadêmica investigando as ações propostas por universidades brasileiras, tanto públicas como privadas; Selecionar algumas propostas significativas e apresentar aos colegas; Conhecer os programas e projetos de extensão da Univates por meio de um relato dos coordenadores de alguns projetos e também pelas informações constantes no site da instituição; Articular-se com os colegas para pensar nos possíveis territórios (bairro, município, instituição); Fazer contato com alguma referência do território para perceber as possíveis demandas; Elaborar a proposta para apresentar ao território e, ainda, apresentar a proposta aos colegas e professora, considerando pelo menos cinco ações presenciais no próprio território. Alguns dos territórios escolhidos foram o Lar de Idosos, localizado no município de Encantado; o presídio feminino de Lajeado; a ONG Parceiros da Esperança de Venâncio Aires e a Paróquia São Cristóvão de Lajeado, onde aconteceram aulas de português para imigrantes da região. Os impactos dessas ações foram significativos não só para a comunidade envolvida como também aos acadêmicos que protagonizaram as atividades. Pode-se afirmar que os três sujeitos acadêmico – universidade – comunidade envolveram-se, ratificando a potência da extensão universitária curricularizada.
Palavras-chave
extensão - ensino - curricularização