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Description
O ensino emergencial remoto possibilitou aos professores refletir sobre as formas e finalidades da avaliação da aprendizagem matemática. Tais reflexões perpassaram sobre os tipos de avaliação, uso de recursos tecnológicos que permitissem o armazenamento de dados e oportunizassem feedback automático aos alunos. Esses aprendizados foram importantes no retorno ao ensino presencial e auxiliaram a adaptar as práticas de avaliação de um grupo de professores de Álgebra Linear que trabalham colaborativamente nessa disciplina. Esse grupo, no retorno ao ensino presencial, incorporou em sua prática a avaliação formativa, utilizando-se dos recursos tecnológicos integrados no Moodle, para além da avaliação somativa. Nesse contexto, esse artigo apresenta as potencialidades e limitações da utilização de tarefas matemáticas, mediada pelas tecnologias digitais, como uma prática de avaliação formativa em álgebra linear. De acordo com a natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa para evidenciar o papel dessas tarefas como instrumento de avaliação formativa em Álgebra Linear. Neste trabalho, analisamos os dados das tarefas aplicadas em três turmas de Álgebra Linear de uma universidade pública brasileira. Os resultados indicam o potencial das tecnologias como recurso para elaboração de tarefas que contemplam diferentes representações dos conceitos de álgebra linear e feedback imediato aos alunos. Esse feedback em tempo real possibilita aos alunos que identifiquem suas lacunas de aprendizagem e aos professores refletirem sobre ações didáticas que possam ser tomadas para sanar tais dificuldades.
Palavras-chave
Álgebra Linear. Tecnologia. Avaliação formativa.Tarefas.