21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

ANALISAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O OLHAR DA CLÍNICA AMPLIADA VISANDO A INTEGRALIDADE NO CUIDADO

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Viviam Araujo (UNILUS)

Description

Trata-se de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Ensino em Ciências da Saúde/Unifesp que teve como objetivo verificar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes em um estágio de graduação do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Lusíada-UNILUS em relação à política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) nos atendimentos prestados aos indivíduos. Metodologia: a coleta dos dados foi realizada com 20 estudantes, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023, para isso, utilizou-se algumas perguntas norteadoras (“o que você entende por clínica ampliada?” e “Esses conceitos ocorrem na sua prática de estágio? Caso ocorra, identifique-os com exemplos”) antes e após a realização de oficinas integrativas, com foco no tema da clínica ampliada. A técnica utilizada para análise de conteúdo foi a proposta por Bardin. Resultados: houve progresso quanto a percepção dos discentes em relação ao olhar para as pessoas acompanhadas durante o estágio, visando a integralidade no cuidado, colaborando assim, para que vejam a saúde de um modo mais humanizado e menos tecnicista que fragmenta o cuidado integral ao ser humano. Como exemplo, a estudante 7 (E7) escreveu sobre a clínica ampliada antes da oficina: “Ampliar as soluções e exames, encaminhamentos do paciente a partir da escuta com o profissional de saúde”(E7) e após a oficina temática ficou assim conceituada: “A clínica ampliada valoriza a queixa do paciente a partir da escuta, compreendendo suas necessidades e envolvendo outros profissionais se necessário, decidindo de forma conjunta seu diagnóstico e tratamento”(E7). Discussão: As escritas trazem que o aprendizado através das oficinas foi incorporado e colaborou para melhora do pensamento crítico-reflexivo sobre a clínica ampliada visando a integralidade no cuidado, o que contribui, de forma potente, para a formação de profissionais de saúde baseada nos princípios e diretrizes do SUS.

Palavras-chave

Clínica ampliada, Estratégias pedagógicas para o ensino, Humanização da assistência, Estágio profissionalizante, Integralidade em saúde.

Author

Co-authors

Dr Lúcia Uchôa- Figueiredo (Universidade Federal de São Paulo) Dr Rosangela Chriguer (Universidade Federal de São Paulo)

Presentation materials

There are no materials yet.