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A interiorização do ensino superior proporciona uma educação inclusiva e de desenvolvimento igualitário, possibilitando aos estudantes das regiões mais afastadas, a democratização do Ensino Superior, inclusão social e sua permanência no interior, contribuindo diretamente com o desenvolvimento local, diminuindo as desigualdades regionais entre os municípios. O objetivo deste trabalho foi analisar a expansão e o comportamento da oferta dos cursos superiores de tecnologia, no âmbito da educação superior, prevista no PDI 2023-2027 da Universidade do Tocantins – UNITINS - situada na Região Amazônica Brasileira. A pesquisa foi de natureza quali-quantitativa, por meio da coleta de dados secundários nos registros acadêmicos da universidade, traduzidos em indicadores da oferta e expansão de cursos superiores, previstos no Projeto de Interiorização Universitária, denominado TO Graduado. Os indicadores trouxeram evidências da estrutura da oferta dos cursos superiores de tecnologia, suas categorias acadêmicas, administrativa bem como a distribuição regional da oferta dos cursos no período de 2022/2023. Como resultados preliminares foi possível identificar que o programa de interiorização está sendo desenvolvido em mais de uma dezena de municípios, atendendo a aproximadamente mil alunos que estão distribuídos nos cursos tecnólogos de. Gestão Pública, Tecnologia e Gestão de Sistemas e Agronegócio. Conclui-se, preliminarmente, que os resultados são condizentes com a literatura e que os cursos têm contribuído para ganhos de qualidade e produtividade regional, exercendo papel relevante na formação e na qualificação de profissionais de nível superior em diversas áreas, em especial na gestão pública do estado. Além de ser um indutor para políticas públicas de acesso, às instituições de ensino superior no interior do Tocantins.
Palavras-chave
Interiorização da Educação. Educação Superior. Ensino na Amazónia Brasileira. Desenvolvimento Regional.