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OBJETIVOS: relatar criticamente três experiências na graduação, pós-graduação e extensão, nas quais se analisou conexões possíveis entre a obra de Paulo Freire e as proposições da Educação Interprofissional (EIP) na formação em saúde. METODOLOGIA: as experiências foram realizadas na Universidade Federal de São Paulo, de outubro de 2021 a junho de 2022, envolvendo graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores. Os ambientes virtuais de aprendizagem utilizados abrangeram Moodle, GoogleMeet e GoogleClassroom. A análise dos dados abrangeu a análise de conteúdo dos registros produzidos pelos e pelas participantes. RESULTADOS: na graduação foi desenvolvido o módulo eletivo LabDOC: aprender juntes para ensinar colaborativamente, contando com 15 estudantes dos diferentes cursos da área da saúde. Na extensão, realizou-se o minicurso Paulo Freire e a formação em saúde: diálogo e círculo de saberes na educação interprofissional, com 20 participantes de diferentes formações na saúde, educação e letras. Na pós-graduação, foi desenvolvida a disciplina LABDOC - aprender e ensinar em contextos de educação interprofissional, com 17 pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação da universidade. Nas três experiências, foram fomentados contextos interprofisisonais e colaborativos, articulando a pedagogia da pergunta (perspectiva freireana), o question storming, literatura-poesia e filmes na imbricação arte e saúde, a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe . O engajamento dos e das participantes foi bastante significativo, tanto nas interações síncronas, como as produções assíncronas. DISCUSSÃO: A análise dos materiais produzidos e dos produtos criados pelos e pelas participantes, sinaliza a potência formativa de experiências fundadas na perspectiva de Paulo Freire em conexão com a educação interprofissional, privilegiando o diálogo e o trabalho em equipe para formação na saúde na perspectiva do SUS e da educação emancipadora. A dimensão da formação docente emergiu e por entre "docentes de hoje e do amanhã", foram tecidas aprendizagens inventivas e transformadoras na perspectiva da EIP.
Palavras-chave
formação na saúde, educação interprofissional, Paulo Freire