21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

O USO DE ITINERÁRIOS DE LEITURA NO ENSINO DA GRADUAÇÃO: UM ENCONTRO ENTRE NARRATIVAS PESSOAIS, HISTÓRIA E PSICANÁLISE

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Prof. André Victor Cavalcanti Seal da Cunha

Description

Este trabalho apresenta reflexões sobre o uso de itinerários de leitura na disciplina História e Psicanálise, ministrada no curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A proposta do itinerário de leitura como instrumento formativo dentro do processo de avaliação surgiu para que o grupo se relacionasse com os textos não de uma forma puramente técnica, dentro de uma perspectiva instrumental dos textos, mas ao contrário, buscasse estabelecer uma relação viva, afetiva, pessoal e intrasferível com a leitura. Nossa proposta integrava uma abordagem de estudar e estudar-se. Foi solicitado, então, a produção de textos por parte dos alunos nos quais eles e elas produzissem narrativas escritas nas quais explicitavam para o grupo-classe as conexões estabelecidas entre o texto de Freud lido naquela semana e as suas memorias advindas de experiências pessoais. Foi implementada assim uma a prática de currículo narrativo por meio desse instrumento muito específico de produção textual, pois ele não se refere simplesmente a um resumo, ou resenha, representando um gênero discursivo marcado pelo colorido da vida e das lembranças. Os resultados alcançados com a nova abordagem materializada através dos itinerários de leitura foram muito significativos. Os conteúdos da disciplina foram relacionados às narrativas individuais de experiências cotidianas, as memorias e vivências consideradas significativas. Os itinerários trouxeram muitos casos pessoais, muitos relatos com ricos dados empíricos das realidades dos discentes. Como fruto dessa experiência, as temáticas estudadas somadas aos relatos pessoais cotidianos trouxeram realidades sociais marcantes. Enquanto estratégia metodológica, o uso dos itinerários de leitura dentro da proposta formulada, pôde representar um excelente instrumento para aproximar os discentes do prazer da escrita, para dar voz aos educandos, pois permitiram um entrelaçar entre as memórias, experiências, vivências, saberes discentes, com as ideias do texto lido.

Palavras-chave

Itinerário de Leitura. Avaliação. Narrativa pessoal. História. Psicanálise.

Author

Presentation materials

There are no materials yet.