Speaker
Description
Objetivos: descrever experiências exitosas em integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão para escolas que atendem populações vulneráveis (quilombola e pessoas com deficiência - PcD) no norte do Brasil.
Metodologia: trata-se de pesquisas de campo, realizadas no ano de 2022, com comunidades escolares (professores/funcionários, alunos e cuidadores) quilombola e de um Centro de Atendimento Educacional Especializado no Tocantins. As ações foram organizadas em três Eixos. Eixo I para PcD e/ou seus cuidadores: avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS) por instrumento validado (PCATool-Brasil, Versão Criança); Eixo II – professores/funcionários em escola Quilombola: avaliação do conhecimento em Primeiros Socorros (PS); Eixo III – todos participantes: integração de atividades educativas realizada mediante resultados das pesquisas dos Eixos I e II por meio de estratégias pedagógicas (roda de conversa, oficinas, simulação realística) adaptadas para ações de ensino e extensão.
Discussão e resultados: ambas populações possuem baixa renda, menor nível de escolaridade, a maioria não trabalha e recebe benefícios governamentais, ou seja, são mais pobres e apresentam poder de compra menor. Os principais desafios do Eixo I são: barreiras organizacionais para acessar os serviços de saúde; falta de cuidados coordenados com outros pontos da rede e atitude negativa por parte dos profissionais. Foram realizadas rodas de conversa sobre a Cartilha do Ministério da Saúde sobre os direitos dos usuários de saúde, adaptando a linguagem e a tradução simultânea (intérprete de Libras). O letramento em saúde pode empoderar esta população e reduzir as barreiras enfrentadas por elas. Para o Eixo II os professores/funcionários apresentaram falta de (in)formação em PS. Foram realizadas aulas expositivas-dialogadas e práticas sobre noções básicas em PS. A distribuição equitativa de educação em saúde é essencial para alcançar as metas estabelecidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS, em especial o ODS 3 e 4 que definem saúde e educação de qualidade.
Palavras-chave
vulnerabilidade social; integração; ensino.