Speaker
Description
Objetivo: Avaliar a satisfação em relação à qualidade de ensino do curso de pós-graduação em fisioterapia hospitalar e sua influência sobre a empregabilidade. Metodologia: Estudo descritivo realizado em um hospital público universitário. Os dados foram coletados por um formulário semiestruturado, com seis questões. Participaram do estudo 25 acadêmicos fisioterapeutas que finalizaram o curso de pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar entre março de 2021 e março de 2023. Resultados: 100% dos fisioterapeutas deram nota igual ou superior a 7,0 quando perguntados sobre a satisfação em relação ao curso. Quanto ao conteúdo teórico, 28% o descreveram como excelente, 56% como muito bom e 20% como bom. Sobre o conteúdo prático, 56% o caracterizaram como excelente, 40% como muito bom e 4% como bom. Após o término do curso, 72% dos acadêmicos estão trabalhando na área hospitalar e 28% em outras áreas de atuação. As questões dissertativas enfatizaram a importância do curso para o desenvolvimento pessoal e profissional, a utilização da metodologia ativa e prática baseada em evidências, bem como a relevância da pós-graduação na busca por emprego e participação em processos seletivos para cargos de docência. Discussão: A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas com metodologias ativas e participativas tem se destacado na educação em saúde, especialmente com a incorporação da simulação, aplicável tanto na teoria quanto na prática dos cursos de pós-graduação na área da saúde. A formação dos profissionais da área da saúde enfrenta desafios, destacando-se a necessidade de atualização e preparação para atender às demandas do mercado de trabalho. É essencial considerar a implementação de mudanças curriculares e a adoção de metodologias ativas de ensino como uma realidade. Quanto à empregabilidade, 72% dos profissionais estão trabalhando na área hospitalar, enquanto 28% estão empregados em clínicas e atendimentos domiciliares. Todos atribuíram o mérito de sua empregabilidade à formação que receberam.
Palavras-chave
Metodologia ativa. Educação superior. Ensino superior em saúde. Fisioterapia.