21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO E DO IMPACTO NA EMPREGABILIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DE UM HOSPITAL PÚBLICO UNIVERSITÁRIO

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Marcelo Gustavo Pereira (Universidade Estadual de Campinas)

Description

Objetivo: Avaliar a satisfação em relação à qualidade de ensino do curso de pós-graduação em fisioterapia hospitalar e sua influência sobre a empregabilidade. Metodologia: Estudo descritivo realizado em um hospital público universitário. Os dados foram coletados por um formulário semiestruturado, com seis questões. Participaram do estudo 25 acadêmicos fisioterapeutas que finalizaram o curso de pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar entre março de 2021 e março de 2023. Resultados: 100% dos fisioterapeutas deram nota igual ou superior a 7,0 quando perguntados sobre a satisfação em relação ao curso. Quanto ao conteúdo teórico, 28% o descreveram como excelente, 56% como muito bom e 20% como bom. Sobre o conteúdo prático, 56% o caracterizaram como excelente, 40% como muito bom e 4% como bom. Após o término do curso, 72% dos acadêmicos estão trabalhando na área hospitalar e 28% em outras áreas de atuação. As questões dissertativas enfatizaram a importância do curso para o desenvolvimento pessoal e profissional, a utilização da metodologia ativa e prática baseada em evidências, bem como a relevância da pós-graduação na busca por emprego e participação em processos seletivos para cargos de docência. Discussão: A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas com metodologias ativas e participativas tem se destacado na educação em saúde, especialmente com a incorporação da simulação, aplicável tanto na teoria quanto na prática dos cursos de pós-graduação na área da saúde. A formação dos profissionais da área da saúde enfrenta desafios, destacando-se a necessidade de atualização e preparação para atender às demandas do mercado de trabalho. É essencial considerar a implementação de mudanças curriculares e a adoção de metodologias ativas de ensino como uma realidade. Quanto à empregabilidade, 72% dos profissionais estão trabalhando na área hospitalar, enquanto 28% estão empregados em clínicas e atendimentos domiciliares. Todos atribuíram o mérito de sua empregabilidade à formação que receberam.

Palavras-chave

Metodologia ativa. Educação superior. Ensino superior em saúde. Fisioterapia.

Authors

Prof. Fernanda Masi Galhardo (Universidade Estadual de Campinas) Marcelo Gustavo Pereira (Universidade Estadual de Campinas)

Co-authors

Prof. Bruna Scharlack Vian (Universidade Estadual de Campinas) Dr Ivan Felizardo Contrera Toro (Universidade Estadual de Campinas) Prof. Natalia Cergole (Universidade Estadual de Campinas) Prof. Priscila Campanhã (Universidade Estadual de Campinas) Prof. Simone Marques Davi (Universidade Estadual de Campinas) Mrs Thayssa de Oliveira Morais (Universidade Estadual de Campinas)

Presentation materials

There are no materials yet.