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Description
As tecnologias digitais têm sido investigadas como uma maneira de promover inovação curricular nos diversos níveis e modalidades de ensino. Nesta pesquisa, procuramos compreender qual a proposta didática e quais os preceitos teórico-conceituais estão presentes no currículo proposto para o curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas, em comparação com outras IES, no que se refere à formação dos estudantes e no aprender a ensinar utilizando tecnologias digitais. Para isso, procedemos com uma análise documental do PPC, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Com essa abordagem, definimos categorias de análise que ajudaram a compreender em quais disciplinas e em que momento do curso as tecnologias são apresentadas e inseridas no currículo, bem como a carga horária reservada para essas disciplinas. Os resultados preliminares mostram que não há evidências de preocupação com inovações curriculares, com relação ao ensino e utilização de tecnologias digitais, no documento do curso. Dessa forma, embora a Unicamp figure entre as Universidades brasileiras melhores avaliadas em ensino nos índices internacionais, o currículo do curso de Licenciatura em Física se mostra anacrônico, sem abranger as inovações curriculares demandadas para a formação do professor de Física na sociedade atual.
Subtítulo
Análise do PPC da Licenciatura em Física da Unicamp e comparação com outras IES
Palavras-chave
Licenciatura em Física, PPC, Currículo, Tecnologia, TDIC