21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

Tecnologia e inovação curricular: análise do PPC da Licenciatura em Física da Unicamp e comparação com outras IES

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Conhecimentos e experiências curriculares

Speaker

Eugenio Nascimento (NIED)

Description

As tecnologias digitais têm sido investigadas como uma maneira de promover inovação curricular nos diversos níveis e modalidades de ensino. Nesta pesquisa, procuramos compreender qual a proposta didática e quais os preceitos teórico-conceituais estão presentes no currículo proposto para o curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas, em comparação com outras IES, no que se refere à formação dos estudantes e no aprender a ensinar utilizando tecnologias digitais. Para isso, procedemos com uma análise documental do PPC, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo. Com essa abordagem, definimos categorias de análise que ajudaram a compreender em quais disciplinas e em que momento do curso as tecnologias são apresentadas e inseridas no currículo, bem como a carga horária reservada para essas disciplinas. Os resultados preliminares mostram que não há evidências de preocupação com inovações curriculares, com relação ao ensino e utilização de tecnologias digitais, no documento do curso. Dessa forma, embora a Unicamp figure entre as Universidades brasileiras melhores avaliadas em ensino nos índices internacionais, o currículo do curso de Licenciatura em Física se mostra anacrônico, sem abranger as inovações curriculares demandadas para a formação do professor de Física na sociedade atual.

Subtítulo

Análise do PPC da Licenciatura em Física da Unicamp e comparação com outras IES

Palavras-chave

Licenciatura em Física, PPC, Currículo, Tecnologia, TDIC

Author

Presentation materials

There are no materials yet.