Speaker
Description
Objetivos: O Programa Integrado de Apoio à Formação Doutoral (UFG Doutoral) corresponde a uma série de ações institucionais articuladas para reforçar e ampliar o desenvolvimento pessoal e profissional de doutorandos e orientadores. Assim, a presente pesquisa apresenta o potencial das metodologias ativas na educação superior, a partir dos resultados obtidos em uma disciplina ofertada no âmbito do programa.
Metodologia: As metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) foram utilizadas, sendo aplicados os formulários de Avaliação do Processo Educacional (APE), de Avaliação de Desempenho (AD) e/ou de Autodesempenho (AAD), e de Avaliação do Método Instrucional (AMI).
Resultados: Os cinco critérios mais bem avaliados na metodologia ativa de ABP foram: “Os problemas são motivadores”; “Os problemas estão alinhados com os objetivos educacionais”; “Os problemas são extremamente relevantes”; “Eu sempre estabeleço uma conexão do problema com a realidade”; e “Eu procuro sempre trabalhar de forma colaborativa com os colegas ao solucionar um problema”. E na metodologia ativa de ABPj, os cinco critérios mais bem avaliados foram: “O projeto é motivador”; “O projeto está alinhado com os objetivos educacionais”; “O projeto é extremamente relevante”; “Eu/Ele(Ela) sempre estabeleço uma conexão do projeto com a realidade”; e “Eu/Ele(Ela) procuro sempre trabalhar de forma colaborativa com os colegas ao solucionar um projeto”.
Discussão: Os resultados encontrados para avaliar as metodologias ativas de ABP e de ABPj são muito positivos. A disciplina contribui de forma significativa, com o objetivo do Programa UFG Doutoral, de capacitar os pós-graduandos em responder a situações de trabalho complexas e de lidar com demandas sociais de forma criativa e inovadora, dentro e fora da academia. Além de proporcionar ao estudante formação complementar de caráter transversal, multi e interdisciplinar necessárias durante e após o processo de doutoramento e que serão úteis para a sua atuação futura.
Palavras-chave
UFG Doutoral; Design Thinking; Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Baseada em Projetos.