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Description
O texto apresenta discussões resultantes do acompanhamento durante um ano letivo da turma do terceiro ano do Curso de Pedagogia na Unioeste/Campus de Francisco Beltrão/PR na disciplina de Ciências naturais e suas metodologias em 2022. Também, contempla argumentações sobre a formação inicial do professor, sua posterior atuação no desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de ciências e a reflexividade como tomada de consciência. Discussões e análises nas bibliografias da área versam sobre a necessidade de qualificar as práticas de formação dos profissionais (pedagogos) envolvidos com o desenvolvimento de práticas de ensino em ciências naturais, tanto na modalidade de ensino da Educação Infantil, como nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. A perspectiva almejada foi promover, entre os acadêmicos do Curso de Pedagogia a percepção sobre as demandas da contemporaneidade, em relação a construção dos saberes docentes durante seus processos de qualificação na formação inicial e a ação de refletir como uma ação que propicia a estes futuros profissionais do ensino compreender seu próprio processo de aprendizado mediante a reflexividade, como campo subjetivo do pensar e agir, constituindo e qualificando as práticas profissionais e as ações didáticas.
Palavras-chave
Ensino de ciências, formação docente, reflexividade.