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Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o uso da plataforma Tinkercad como estratégia para o ensino do conteúdo referente aos circuitos elétricos do primeiro ano do Curso Técnico em Eletrotécnica em uma Instituição Federal de Ensino. O estudo é de natureza qualitativa e possui um caráter descritivo, sendo conduzido através da aplicação de questionários online, observações e práticas com a plataforma Tinkercad, alinhadas com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Espera-se que o uso da plataforma proporcione aos estudantes uma experiência interativa, permitindo que eles criem e simulem circuitos elétricos em um ambiente virtual. Os resultados obtidos poderão trazer benefícios para professores, estudantes e instituições de ensino, incentivando a inserção de tecnologias educacionais em disciplinas técnicas e científicas. Isso possibilitará uma abordagem mais prática e dinâmica do conteúdo, tornando o aprendizado mais atrativo. Ao final da pesquisa, espera-se obter dados relevantes que poderão contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na área de ensino em eletrotécnica, bem como fomentar a integração de recursos tecnológicos no contexto educacional. Com base nesses resultados, será possível identificar possíveis melhorias na aplicação ao ensino tradicional, promovendo uma educação mais alinhada com as necessidades e expectativas dos estudantes contemporâneos, com metodologias ativas de ensino e processos avaliativos mais eficazes.
Palavras-chave
Tinkercad. Circuitos elétricos. Ensino técnico. Estratégia pedagógica.