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Description
O jogo Chronos escolas literárias foi desenvolvido para o ensino e revisão dos conteúdos relacionados à historiografia literária no curso de Letras. Optou-se por utilizar uma mecânica de alocação de cartas em mini tabuleiros que representam a periodização literária. Neles, o jogador encontra informações sobre a vida social da época, bem como as principais características adotadas para, com base nessas informações, decidir onde alocar as cartas representativas de obras as mais diversas. Na frente de cada uma das mais de 70 cartas, há uma ilustração, o nome do livro e do autor. No verso, encontra-se a data de publicação e a escola literária a qual a obra pertence. Depois de alocar a carta, o jogador pode virá-la para saber se houve erro ou acerto na tentativa. Ganha o jogo aquele que conseguir alocar com êxito um maior número de cartas. A narrativa do jogo perfaz a ideia de uma biblioteca e o jogador encarna a figura de um exímio bibliotecário, responsável por colocar os livros nas prateleiras corretas. Entendemos que o processo de aprendizagem lúdica de Chronos não depende de conhecimentos prévios e, portanto, pode ser jogado por qualquer aluno, por tentativa e erro. No entanto, sua funcionalidade adquire maior apelo educativo quando utilizado como revisão, na qual o aluno já conhece os períodos literários, suas características e seus principais expoentes. O jogo foi testado com alunos do curso de Letras e pelos residentes do programa residência pedagógica, ambos do IFPR campus Palmas. Na aplicação de play tests, foi observado um interesse bastante significativo por esse tipo de ferramenta didática. Embora seja um jogo competitivo, percebeu-se um constante diálogo sobre as potencialidades das cartas e dos tabuleiros.
Subtítulo
uma perspectiva cronológica da historiografia literária luso-brasileira
Palavras-chave
Board game; ensino de literatura; jogos educativos; escolas literárias; historiografia literária