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Description
A recém conduzida curricularização da extensão universitária, reivindica igualdade e valorização no tripé ensino-pesquisa-extensão. Mobiliza enfrentamentos e desafios para uma educação superior conectada às realidades sociais das comunidades que circundam as Instituições de Ensino Superior (IES). O percurso formativo, dos estudantes dos cursos de licenciaturas, entrelaçado a projetos de extensão, executados em escolas públicas, certamente conferem possibilidades profícuas de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo do estudo é apresentar e discutir a importância de uma proposta de extensão universitária voltada ao ensino de Química e seu potencial de contribuição na Formação Inicial de Professores em Ciências (FIPC). O projeto de extensão para inovação no ensino de Química foi desenvolvido com os estudantes de licenciatura em Química. As aulas inovadoras foram organizadas nos objetivos educacionais da Taxonomia de Bloom na perspectiva de Metodologias Ativas de aprendizagem associadas à Gamificação e a Cultura Maker. Os licenciandos planejaram e desenvolveram sequências didáticas originais, que foram aplicadas na rede estadual de ensino do Amazonas. O trabalho possibilitou experiências práticas e reflexivas fundamentais para o exercício da docência. Engajados ao contexto escolar, os licenciandos, aprofundaram os conhecimentos teóricos enquanto aplicavam as estratégias pedagógicas inovadoras. Inseridos na dialógica dos saberes da cultura escolar, palco da futura profissão, tiveram a oportunidade de experimentar diferentes metodologias de ensino, construir consciência organizacional na administração de aulas, identificar e reconhecer as necessidades dos alunos, ao mesmo tempo, refletir criticamente a eficácia de sua abordagem professoral. Ao aliar o conhecimento teórico às práticas pedagógicas, a extensão universitária surge como uma oportunidade enriquecedora na qualificação da FIPC. O investimento na extensão universitária junto aos estudantes de licenciaturas é, portanto, a integração de um currículo comprometido com a conexão socioterritorial das IES, que se configura como medida fundamental para aprimorar a FIPC e, consequentemente, elevar o nível da educação científica nas escolas.
Palavras-chave
Curricularização da Extensão, Projeto de Extensão Universitária, Formação Inicial de Professores de Ciências, Aula Inovadora.