Speaker
Description
As dinâmicas contemporâneas têm desafiado as instituições a transformarem suas concepções tradicionais de ensino com abordagens mais integradas dos conhecimentos em percursos formativos, nos quais os sujeitos sejam protagonistas na resolução de problemas complexos, envolvendo-se desde cedo com a sua profissão. Assim, este trabalho objetiva apresentar uma inovação curricular implantada na Unochapecó, instituição comunitária cinquentenária que se reinventa a partir da reforma acadêmica de 2020. Metodologicamente, a proposição das mudanças foi fruto de inúmeros estudos e (re)conhecimentos de diferentes iniciativas, resultando em alterações que podem significar o início de um novo modelo metodológico para a Educação Superior, evoluindo do modelo Humboldiano para um modelo de soluções e entrega de inovações para a sociedade. A inovação está centrada na concepção de uma Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx), representada em unidades curriculares que visam promover a formação integral nos âmbitos social, interpessoal, pessoal e profissional. Nesse contexto, os processos pedagógicos são centrados nas dimensões do saber (conceitos), saber-fazer (habilidades) e saber-ser/viver (atitudes). A ABEx expande a ideia de “sala de aula”, ao promover a interface entre atores sociais e institucionais, envolvendo os estudantes com problemáticas reais, no ensino, pesquisa e extensão. Em dois anos de implantação, a ABEx vem apresentando resultados significativos, tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto no relacionamento com a sociedade. Em relatórios semestrais constata-se as diversas experiências e um alcance expressivo, relacionando-se com mais de 27 mil pessoas da sociedade, atendidas ou impactadas durante a sua execução. A Instituição consequentemente tem se aproximado dos setores produtivos (campos profissionais), com mais de 90 registros de convênios com organizações em vários campos do saber. A partir do envolvimento dos professores e coordenadores, e da aproximação da universidade com a sociedade, consideramos que a ABEx tem se revelado um caminho positivo para uma educação inovadora, bem como para a curricularização da extensão.
Palavras-chave
Inovação. Ensino. Experiências.