Speaker
Description
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada numa parceria entre uma disciplina de gestão do curso de enfermagem com uma disciplina do curso de Administração do Grupo Unieduk. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca da participação do curso de administração na disciplina de Ferramentas de gestão do curso de enfermagem, a fim de desenvolver as competências da criatividade que potencializa o desempenho e os subsequentes resultados de uma pessoa no contexto de uma equipe, além de estimular a inovação, trilhar caminhos ainda impensáveis, buscar oportunidades e aplicar tecnologias. A UniEduK conta com a parceria de docentes do curso de Administração e Psicologia envolvidos no projeto interdisciplinar: Escola de Negócios, e esta por sua vez, se estendeu para o curso de Enfermagem por meio da disciplina de Ferramentas de Gestão, cujo propósito é desenvolver competências supracitadas junto aos discentes do 8º semestre. Após aulas teóricas acerca das temáticas: sistemas de qualidade em saúde, Empreendedorismo, autoconhecimento e criatividade, Modelo de Negócios, Design Thinking e Pesquisa; e Modelo de Negócios Demo Day Enfermagem, os estudantes foram estimulados a desenvolverem um projeto empreendedor na área de enfermagem sob tutoria de estudantes de administração. Resultados e discussão: Ao final, os estudantes de enfermagem apresentaram um projeto empreendedor (consultório de enfermagem saúde da mulher; clínica de estética, clínica de dermatologia em enfermagem entre outros), pautado no plano de negócios sob tutoria dos estudantes de administração, reforçando o empoderamento da enfermagem na inovação do cuidado. A atividade propiciou a interdisciplinaridade e abriu possibilidades para os discentes aplicarem conceitos no Plano de Carreira, além de ter de fato desenvolvido competências em inovação, empreendedorismo e criatividade. O desenvolvimento das competências envolvendo criatividade, inovação, protagonismo e empreendedorismo são fundamentais ao enfermeiro, uma vez que, os estudantes poderão aplicar e replicar tais conhecimentos, que refletirá na inovação do Plano Pedagógico.
Palavras-chave
Palavras Chave: Empreendedorismo; Criatividade; Enfermagem.