21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

ARQUITETURAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS: Experiências metodológicas na formação de professor

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Comunicação Oral Metodologias de ensino e avaliação

Speaker

Dr LUCICLEIDE DA SILVA DA SILVA

Description

Autoras: Lucicleide da Silva – Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL
Gracielly Maria da Silva Souza- Universidade Federal de Alagoas -UFAL
Indicação do responsável pela apresentação do trabalho no dia do evento:
Lucicleide da Silva - Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
O presente trabalho se caracteriza como um estudo de caso, no âmbito da formação docente, com foco no processo de conceituação das Arquiteturas didáticas pedagógicas. O campo de estudo delimitou-se a um curso (Curso de Extensão Universitária), cujo objetivo foi estudar e experienciar metodologias de ensino com uso das Arquiteturas didáticas pedagógicas. Os dados para análise foram os registros dos planos e das práticas desenvolvidas pelos sujeitos da pesquisa, nos seus espaços de experiência, e suas respectivas falas, nos encontros do curso. Para análise dos dados foram acompanhados os níveis evolutivos de consciência dos cursistas em relação ao conhecimento adquirido. Os resultados evidenciaram um processo de conceituação sobre Arquiteturas didáticas pedagógicas pelos cursistas. Tal processo se deu gradualmente e, em diferentes níveis, desde os momentos iniciais de indiferenciação entre a proposta das Arquiteturas Didáticas Pedagógicas e a simples inserção das tecnologias às práticas pedagógicas rotineiras, até a compreensão dos seus pressupostos, inter-relações entre os seus componentes e possibilidades de implementação em instituições de ensino. Nessa direção, reconhecer a complexidade da construção do conhecimento tornou-se uma necessidade para atender a demanda apresentada pela sociedade que se tornou cada vez mais diversificada e exigente em todos os seus setores. Pensar de modo complexo em pro da resolução de problemas, a partir da ideia de arquiteturas didáticas pedagógicas, pode ser uma via de possibilidade de ensino e aprendizagem integral. O docente vê-se levado a reconhecer e considerar a subjetividade do sujeito aprendiz contemporâneo, em seu tempo e lugares de atuação, para o qual a formação unilateral, tradicional e estática, tornou-se obsoleta.

Palavras-chave

Arquiteturas didáticas pedagógicas. Docência. Experiências metodológicas

Authors

Presentation materials

There are no materials yet.