21–23 Sept 2023 Educação
Unicamp/Campinas
America/Sao_Paulo timezone

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESAFIO PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Centro de Convenções (Unicamp/Campinas)

Centro de Convenções

Unicamp/Campinas

Avenida Érico Veríssimo, 500 Cidade Universitária, Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-851
Pôster Tecnologias educacionais e IA na educação superior

Speaker

Ms Eugenia Aparecida de Aguiar (IFMT)

Description

Eugênia Aparecida de Aguiar Batista*, Roberta Cristiane Ribeiro,

1 Discente do Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Brasil, 2 Doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil(2012),Professora efetiva do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso , Brasil,

Apresentação: Eugênia Aparecida de Aguiar
Objetivo
Explorar o papel da inteligência artificial no ensino superior e os desafios enfrentados pelos professores nesse contexto.

METODOLOGIA
Pesquisa bibliográfica descritiva, qualitativo,

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A inteligência artificial vem ganhando espaço cada vez mais em diversos setores da sociedade, inclusive na educação. No Ensino Superior, a IA tem sido utilizada como ferramenta de apoio para melhorar a eficiência do ensino e do aprendizado, ampliar o acesso ao conhecimento e reduzir custos do ensino. Os benefícios do uso da IA na educação superior são inúmeros, podendo impactar diretamente o ensino e a aprendizagem dos estudantes, surgindo como importante agente de melhorar a qualidade do ensino e ampliar o acesso ao conhecimento. 
No Ensino Superior, a IA está se tornando cada vez mais presente, trazendo consigo tanto oportunidades quanto desafios para os docentes, além de abordar de que maneiras ela está integrada ao ambiente educacional brasileiro, primordialmente nas plataformas de ensino e aprendizagem digitais virtuais, visando compreender as inovações necessárias que possam ser aplicadas no Ensino Superior.

É fundamental re(pensar) como o docente deve se adequar a todas essas mudanças tecnológicas, e em que momento ele conseguirá se especializar com as instituições de ensino trazendo cada vez mais novas ferramentas digitais para se trabalhar em sala de aula.

Palavras-chave

Inteligência artificial. Ensino Superior. Educação. Tecnologias.

Author

Co-author

Roberta Ribeiro (Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Sorriso)

Presentation materials