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Description
Os lusíadas board game foi desenvolvido para atrair o estudante de Letras para a obra mais célebre da língua portuguesa que, atualmente, vem sendo subjugada nos cursos de graduação devido à progressiva necessidade de inclusão de obras e autores de matriz africana, que se espremem em uma carga horária cada vez mais diminuída. Considerando a representatividade histórica e estética da obra, o jogo busca instigar a leitura e a discussão desse épico por meio de um grande tabuleiro que representa a Lisboa da época das grandes navegações. Os jogadores encarnam os nautas liderados por Vasco da Gama e necessitam convencer o reino a financiar a expedição até às Índias, ao mesmo tempo em que tentam lidar com a invasão moura. De forma colaborativa, os jogadores descobrem na leitura de cartas, as missões que precisam concluir, e estas estão em total consonância com a narrativa camoniana. A fim de criar uma atmosfera imersiva, a arte original foi feita por meio de pesquisa intensa sobre a geografia, vestimentas e costumes da época. Com o mesmo intuito imersivo, os jogadores se deparam com excertos do poema e interagem com seus personagens enquanto decidem em equipe os rumos da aventura. Por se tratar de um jogo de tabuleiro moderno, o fator sorte é bastante diminuído para que a estratégia e a socialização de ideias sejam a prioridade. Mesmo assim, os jogadores se valem da mecânica de rolagem de dados no enfrentamento com os mouros e há o surgimento inesperado de cartas de evento, que podem mudar o rumo das decisões tomadas e dificultar o sucesso da equipe. Após testes com professores e alunos do IFPR campus Palmas e da rede estadual de ensino, observou-se um crescente interesse pela obra, bem como pelo autor e personagens reais da história portuguesa da época.
Subtítulo
rolando os dados da aventura camoniana
Palavras-chave
Board game; Os Lusíadas; jogos educativos; Literatura;