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As atividades do design educacional podem ser analisadas como parte do trabalho educativo, que é marcado pela presença de diferentes componentes e viabilizado por tecnologias e por pessoas – seus saberes, seus modos de pensar e de agir. Este artigo é resultado da pesquisa de doutoramento onde desenvolvemos estudos sobre o design a partir de uma abordagem situada e flexível, a qual considera os interesses e desejos dos usuários, sua cultura e crenças, para o atendimento das finalidades educativas. A pesquisa gerou uma proposta em que o design educacional na EaD considera os contextos, as situações reais e as diferentes formas de mediatização que define e caracteriza a educação a distância, e busca por meio das atividades humanas consolidar-se como uma prática necessária à construção de sentidos voltadas às atividades de ensinar e de aprender sob uma perspectiva humana.
A investigação desenvolveu um estudo de caso de tendência etnográfica que envolveu o trabalho do design realizado por professores e designers educacionais que atuam em colaboração no Laboratório de Desenho e Produção de Material Didático para a EaD – Multi.Lab.EaD. As atividades deste trabalho incidem sobre o desenho e desenvolvimento de ações para a construção das salas online e de materiais para os Cursos de Licenciatura do Centro de Educação a distância - CEAD, vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A problemática de investigação traz ao centro das finalidades a análise dos saberes, dos modos de pensar e dos agentes envolvido no trabalho em EaD, que é protagonizado em Comunidade de Prática - CoP. Estão envolvidas nessas questões problematizadoras e finalidades de pesquisa as formas de ideação, criação e implementação das atividades que incidem sobre as escolhas e decisões frente às tarefas necessárias ao trabalho educativo.
Palavras-chave
design educacional, educação a distância, trabalho educativo