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De acordo com as teorias contemporâneas, o currículo é um campo de estudo que se relaciona com os conteúdos culturais, sociais, políticos, bem como um documento estruturante que posiciona as relações epistemológicas da prática pedagógica. Neste sentido, este artigo analisa o plano de curso vigente do curso de graduação: licenciatura e bacharelado em artes cênicas da Universidade de Brasília - UnB expresso nas disciplinas, ementas, referências bibliográficas e avaliação a partir da Resolução nº 01 de junho de 2004 do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação – CNE/MEC do Governo Federal. Esta Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A metodologia centra-se na análise documental, que enseja uma coleta de documentos institucionais do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UnB e do CNE/MEC. Os resultados desta análise demonstram que o currículo carece uma ação emergente de epistemologias antirracistas no campo das artes cênicas, como também a necessidade de valorização das experiências, manifestações e expressões artísticas contra hegemônicas. Por fim, os mecanismos teóricos abordados ao longo deste artigo permitem-nos concluir: o currículo está em constante disputa e por isso, torna-se fundamental uma prática pedagógica antirracista, crítica e aberta para o conhecimento das lutas dos povos secularmente marginalizados para permitir uma ação transformadora e emancipatória dos corpos docente e discente envolvidos no sistema educacional.
Palavras-chave
Currículo, Antirracismo, Artes Cênicas, UnB