4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

RELATO DE EXPERIÊNCIA: METODOLOGIAS ATIVAS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA EM ENFERMAGEM

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Prof. Aline Guimaraes Mariz (UNIMAX)

Description

Contextualização: A formação em saúde passa por transformação, demandando metodologias ativas que promovam aprendizagem significativa. Este relato descreve a integração do Arco de Maguerez à inteligência artificial (IA) em atividades do 9º semestre de Enfermagem da faculdade UNIMAX, com encontros de fevereiro a junho de 2025, em Indaiatuba, São Paulo.
Objetivos: Potencializar raciocínio clínico-crítico, integrar teoria e prática, fomentar tomada de decisão segura e registros, utilizando IA e problematização; elaborar e revisar planos de cuidados a partir de casos reais.
Descrição: Estudantes organizados em duplas, onde casos reais foram apresentados seguindo as etapas do Arco de maguerez. O ChatGPT apoiou fornecendo sínteses, checagem de coerência fisiopatológica e exploração de hipóteses, com validação docente e alinhamento a diretrizes; contribuindo para melhor aprendizagem do discente.
Resultados: Emergiram quatro eixos: (1) fortalecimento do raciocínio clínico e da segurança profissional; (2) integração teoria–prática com foco no cuidado humanizado e contextualizado; (3) IA como catalisadora da análise crítica e da decisão, ao comparar exames, explicitar racional terapêutico e tensionar hipóteses sem substituir o julgamento humano; (4) centralidade do paciente e leitura crítica dos dados, com uso criterioso de exames para monitorar, diagnosticar e planejar o cuidado. Observou-se melhoria dos registros e maior autonomia e confiança dos estudantes para sustentar decisões junto à equipe e à família.
Considerações finais: a integração do Arco de Maguerez com inteligência artificial mostrou-se viável e efetiva para qualificar a aprendizagem em estágio, produzindo planos mais completos e metas claras de reavaliação. A experiência é replicável em diferentes cenários de prática e sugere continuidade de estudos sobre impactos em desempenho, segurança e letramento digital dos estudantes.

Palavras-chave ensino em saúde; enfermagem; metodologias ativas; problematização; inteligência artificial.

Authors

Presentation materials

There are no materials yet.