Speaker
Description
Contextualização: A formação em saúde passa por transformação, demandando metodologias ativas que promovam aprendizagem significativa. Este relato descreve a integração do Arco de Maguerez à inteligência artificial (IA) em atividades do 9º semestre de Enfermagem da faculdade UNIMAX, com encontros de fevereiro a junho de 2025, em Indaiatuba, São Paulo.
Objetivos: Potencializar raciocínio clínico-crítico, integrar teoria e prática, fomentar tomada de decisão segura e registros, utilizando IA e problematização; elaborar e revisar planos de cuidados a partir de casos reais.
Descrição: Estudantes organizados em duplas, onde casos reais foram apresentados seguindo as etapas do Arco de maguerez. O ChatGPT apoiou fornecendo sínteses, checagem de coerência fisiopatológica e exploração de hipóteses, com validação docente e alinhamento a diretrizes; contribuindo para melhor aprendizagem do discente.
Resultados: Emergiram quatro eixos: (1) fortalecimento do raciocínio clínico e da segurança profissional; (2) integração teoria–prática com foco no cuidado humanizado e contextualizado; (3) IA como catalisadora da análise crítica e da decisão, ao comparar exames, explicitar racional terapêutico e tensionar hipóteses sem substituir o julgamento humano; (4) centralidade do paciente e leitura crítica dos dados, com uso criterioso de exames para monitorar, diagnosticar e planejar o cuidado. Observou-se melhoria dos registros e maior autonomia e confiança dos estudantes para sustentar decisões junto à equipe e à família.
Considerações finais: a integração do Arco de Maguerez com inteligência artificial mostrou-se viável e efetiva para qualificar a aprendizagem em estágio, produzindo planos mais completos e metas claras de reavaliação. A experiência é replicável em diferentes cenários de prática e sugere continuidade de estudos sobre impactos em desempenho, segurança e letramento digital dos estudantes.
Palavras-chave | ensino em saúde; enfermagem; metodologias ativas; problematização; inteligência artificial. |
---|