Speaker
Description
O WhatsApp foi criado para promover a troca rápida de mensagens, porém, ao longo do tempo seu uso foi aprimorado e adaptado para diversas finalidades, inclusive educacionais. Este estudo tem como objetivo apresentar o aplicativo não apenas como um ambiente de apoio às aulas, mas como uma sala de aula virtual autônoma ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Para isso, o artigo analisa a ergonomia e o design de interface do WhatsApp, categorizando suas potencialidades na promoção do ensino-aprendizagem em modalidades como Aprendizagem Móvel (M-learning) e Comunicação Mediada por Computador (CMC). Foi realizado um estudo de caso em uma aula de inglês à distância, totalmente ministrada via WhatsApp e utilizando exclusivamente suas funcionalidades nativas, apresentando o formato atribuído às aulas e às atividades. O artigo demonstra que é possível realizar aulas virtuais pelo aplicativo de forma eficaz, sem a necessidade de alterações na ferramenta, desde que o método de ensino seja aperfeiçoado e que a criatividade e o compromisso da relação professora-aluno sejam explorados.
Palavras-chave | ensino, aprendizagem, ambiente virtual |
---|