4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Implementação do Tutor Artificial Darcy na Disciplina Laboratório de Música e Tecnologia da UnB

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speakers

Dr Paulo Roberto Affonso Marins (PPGMUS-UNB)Mrs TAUAN DA CUNHA RIBEIRO (PPGMUS-UNB)

Description

O presente relato descreve a experiência de implementação do tutor artificial Darcy na disciplina Laboratório de Música e Tecnologia, ofertada no curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB), no Ambiente Virtual de Aprendizagem Aprender/UnB. A iniciativa partiu da necessidade de investigar o uso da inteligência artificial (IA) aplicada à educação musical no ensino superior, considerando aspectos técnicos, pedagógicos e organizacionais. O principal objetivo foi integrar o protótipo Darcy ao ambiente de ensino-aprendizagem, observando de que maneira sua utilização poderia apoiar tutores e estudantes no desenvolvimento de atividades acadêmicas e criativas. A experiência envolveu o desenvolvimento de um protótipo funcional, baseado em um modelo modular com múltiplas LLMs (Modelos de Linguagem de Grande Escala), operando sem a necessidade de chaves privadas de API e com fallback automático entre diferentes provedores. O tutor foi disponibilizado como um widget flutuante, acessível por diversos dispositivos, com processamento em nuvem, banco de dados estruturado e integração aos conteúdos da disciplina. A coleta de dados incluiu entrevistas com tutores e análise dos registros de uso da ferramenta.
Entre os resultados observados, destacaram-se contribuições relevantes no suporte técnico e pedagógico, além da identificação de limitações, como baixa responsividade, ausência de interação por voz e falta de reconhecimento de instrumentos musicais. As sugestões de aprimoramento incluíram a ampliação das funcionalidades e ajustes de acessibilidade.
Nas considerações finais, ressalta-se que a sistematização da experiência permitiu levantar informações valiosas sobre as potencialidades e restrições do protótipo, além de apontar direções para futuras investigações no campo da educação musical mediada por inteligência artificial.

Palavras-chave inteligência artificial; educação musical; tutor virtual; ensino superior a distância.

Authors

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