Speaker
Description
“A EDUCAÇÃO SUPERIOR E TURISMO: OFICINAS E SABERES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO ROTEIRO CAMINHO DOS GUARÁS”
Saulo Ribeiro dos Santos²
UEMA- saulo.ribeiro@ufma.br
Josiane Rodrigues dos Santos Cabral¹
UEMA- anesister@yahoo.com.br
A atuação no cenário educacional envolve diferentes desafios como a constante atualização e formação para o enfrentamento das demandas emergentes no campo social. Assim, objetiva-se verificar o desenvolvimento do roteiro turístico Caminho dos Guarás (Maranhão, Brasil) no qual se reconhece a importância sobre o mercado das inteligências artificiais no setor do turismo, e, como este reflete na melhoria do atendimento, experiências do cliente e serviços personalizados. Esses elementos pautam as discussões em oficinas, capacitações e reuniões de órgãos oficiais referentes a este roteiro turístico em estudo. Adota-se como base metodológica os procedimentos bibliográficos e documentais a partir das atas geradas em reuniões dos representantes do roteiro ao longo do ano de 2025. Destaca-se, a umas das reuniões da Agência de Desenvolvimento do Turismo que aconteceu em julho de 2025 do município de Serrano do Maranhão que reuniu secretários municipais de turismo, representantes da comunidade local, agentes sociais do setor, Universidade Estadual, sociedade civil e técnicos. Essa aproximação entre academia e território possibilitou a construção colaborativa de conhecimentos, o mapeamento de potencialidades turísticas e a reflexão crítica sobre os desafios para a gestão e o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Ou seja, o uso de tecnologias digitais favoreceu a sistematização das informações, a comunicação entre os atores sociais e a difusão do conhecimento científico, ampliando a capacidade de análise e tomada de decisão. Assim, evidencia-se que a aplicação de competências digitais e inteligência artificial contribui não apenas para a inovação acadêmica, mas também para a transformação social e territorial no setor de turismo, especialmente em regiões que buscam consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento, à inclusão e ao papel das universidades na formação cidadã e crítica.
Palavras-chave | Inteligência Artificial; Capacitações; Educação Superior; Caminho dos Guarás |
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