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Este artigo tem como objetivo analisar produções acadêmicas, legislações e documentos institucionais que abordam práticas bilíngues e interculturais de acessibilidade para estudantes surdos no ensino superior, com enfoque nas potencialidades das tecnologias digitais inclusivas e da inteligência artificial como ferramentas de mediação pedagógica, promoção da equidade linguística e valorização da cultura surda em ambientes universitários. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, que analisou produções acadêmicas, legislações e documentos institucionais publicados entre 2010 e 2025, com vistas a compreender como as universidades brasileiras têm lidado com as demandas dos estudantes surdos, especialmente diante do avanço das tecnologias digitais e da inteligência artificial como recursos de mediação pedagógica. A análise evidenciou convergências e conflitos nas perspectivas teóricas e normativas sobre bilinguismo, interculturalidade e inovação tecnológica no ensino superior. Os resultados apontam que o uso das tecnologias digitais e da IA na educação inclusiva, bilíngue e com práticas interculturais, significa mais do que garantir acesso dos surdos às universidades, mas trata-se de promover o protagonismo e a produção de conhecimento por esses estudantes, consolidando a interculturalidade como eixo estruturante de práticas pedagógicas inovadoras. Portanto, tecnologias digitais e o uso de inteligência artificial apresentam potencial significativo para ampliar a acessibilidade linguística e comunicacional, desde que desenvolvidas sob princípios éticos e linguísticos que respeitem a singularidade da Libras e da cultura surda. Conclui-se que a consolidação de uma educação superior inclusiva exige políticas institucionais consistentes, formação continuada de professores bilíngues, expansão de materiais acadêmicos em Libras e uso de tecnologias digitais de forma crítica e direcionada.
Palavras-chave | Tecnologias digitais inclusivas; Inteligência artificial; Educação bilíngue; intercultural de surdos; Interculturalidade. |
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