4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

TECNOLOGIAS DIGITAIS INCLUSIVAS E IA: PRÁTICAS BILÍNGUES E INTERCULTURAIS DE ACESSIBILIDADE PARA SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral virtual Práticas de Educação Inclusiva e Ética com Tecnologias e IA

Speaker

Mx Elaine Tótoli de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá (UEM))

Description

Este artigo tem como objetivo analisar produções acadêmicas, legislações e documentos institucionais que abordam práticas bilíngues e interculturais de acessibilidade para estudantes surdos no ensino superior, com enfoque nas potencialidades das tecnologias digitais inclusivas e da inteligência artificial como ferramentas de mediação pedagógica, promoção da equidade linguística e valorização da cultura surda em ambientes universitários. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, que analisou produções acadêmicas, legislações e documentos institucionais publicados entre 2010 e 2025, com vistas a compreender como as universidades brasileiras têm lidado com as demandas dos estudantes surdos, especialmente diante do avanço das tecnologias digitais e da inteligência artificial como recursos de mediação pedagógica. A análise evidenciou convergências e conflitos nas perspectivas teóricas e normativas sobre bilinguismo, interculturalidade e inovação tecnológica no ensino superior. Os resultados apontam que o uso das tecnologias digitais e da IA na educação inclusiva, bilíngue e com práticas interculturais, significa mais do que garantir acesso dos surdos às universidades, mas trata-se de promover o protagonismo e a produção de conhecimento por esses estudantes, consolidando a interculturalidade como eixo estruturante de práticas pedagógicas inovadoras. Portanto, tecnologias digitais e o uso de inteligência artificial apresentam potencial significativo para ampliar a acessibilidade linguística e comunicacional, desde que desenvolvidas sob princípios éticos e linguísticos que respeitem a singularidade da Libras e da cultura surda. Conclui-se que a consolidação de uma educação superior inclusiva exige políticas institucionais consistentes, formação continuada de professores bilíngues, expansão de materiais acadêmicos em Libras e uso de tecnologias digitais de forma crítica e direcionada.

Palavras-chave Tecnologias digitais inclusivas; Inteligência artificial; Educação bilíngue; intercultural de surdos; Interculturalidade.

Author

Mx Elaine Tótoli de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá (UEM))

Co-authors

Ms Conceição Solange Bution Perin (Universidade Estadual de Maringá (UEM)) Ms Luciane Magalhães Batistella Bianchini (Universidade Estadual de Maringá (UEM)) Ms Marcia Regina Tótoli de Faria (Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina) Ms Mayara Andressa Henrique Cortonezi Marcelino (Universidade Estadual de Maringá (UEM)) Mr Taynan Alécio da Silva (Universidade Estadual de Maringá (UEM))

Presentation materials

There are no materials yet.