4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Gamificação e traços de personalidade no ensino superior

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speaker

Prof. Raul Cesar Rodrigues da Silva Pavani (Unicamp)

Description

Traços de personalidade são características de um indivíduo que podem descrever o seu comportamento, refletindo também suas atitudes e emoções. Essas características podem exercer influência direta sobre o engajamento e as preferências dos indivíduos em contextos educacionais. Dada a relevância do tema em tempos atuais, diversas áreas como a psicologia e psicopedagogia estudam os traços de personalidade com o objetivo de compreender os padrões comportamentais. Para tal, são utilizados modelos de traços de personalidade para representar indivíduos, sendo o modelo OCEAN, ou big five, um dos mais amplamente utilizados. Neste modelo, os traços de personalidade são classificados em cinco grupos: Abertura, Conscienciosidade, Extroversão, Agradabilidade e Neuroticismo. Dado os avanços da área da computação, do uso de jogos no ensino e das estratégias gamificadas, cresce a necessidade de compreender como diferentes perfis de personalidade respondem a essas abordagens. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de como objetos educacionais gamificados e estratégias de gamificação vem sendo utilizados, ou são percebidos, por indivíduos com diferentes traços de personalidade. A metodologia empregada consiste em um levantamento bibliográfico de artigos e dissertações dos últimos cinco anos e tem foco específico em estudantes do ensino superior e o modelo big five. Observações iniciais indicam que o alinhamento entre perfis de personalidade e mecânicas de jogo pode potencializar a motivação, o engajamento e os resultados de aprendizagem.

Palavras-chave traços de personalidade, Big Five, gamificação, educação, jogos, ensino superior

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