4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FORMAÇÃO E PRÁTICA MÉDICA

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster virtual Inteligência Artificial e Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

Speaker

Mx Caio Rodrigo Lemos Setúbal (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS; Bolsista Capes PPGpsi-UFPE.)

Description

INTRODUÇÃO: A integração entre Ciências da Computação e Ciências da Saúde tem se intensificado com o avanço da Inteligência Artificial (IA) no cuidado em saúde. Sua aplicação em diversos contextos de saúde apoia a elaboração de tratamentos e contribui para previsões epidemiológicas de impacto na saúde pública. A IA mostra-se promissora ao reduzir erros, agilizar processos e apoiar profissionais, elevando a satisfação dos pacientes. No Brasil, o Conselho Nacional de Educação propõe incluir tecnologias emergentes, como a IA, na atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina.
OBJETIVOS: Realizar uma revisão narrativa acerca da integração da Inteligência Artificial (IA) na formação e prática médica.
METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão narrativa de literatura utilizando o Portal de Periódicos da CAPES, com publicações entre 2020 e 2025. Foram empregados descritores específicos associados por operadores booleanos e filtros para a área de Ciências da Saúde. Após análise, sete artigos foram selecionados, excluindo estudos fora do recorte temporal ou sobre ensino remoto na pandemia.
RESULTADOS: Dividiu-se os resultados em dois eixos sendo um de potencialidades e outro de desafios. Potencialidades: Otimização do tempo clínico e apoio à tomada de decisão; maior precisão diagnóstica e segurança do paciente; uso crescente da IA por estudantes e residentes, especialmente em simuladores e plataformas de estudo; melhoria na relação médico-paciente com assistentes virtuais. Desafios: Custos de implementação e falta de incentivo institucional; necessidade de capacitação técnica; incertezas éticas e legais sobre responsabilização em casos de erro; risco de substituição de algumas especialidades.
CONCLUSÕES: A IA representa um avanço estratégico para a prática e formação médica no Brasil, oferecendo benefícios como eficiência, precisão e segurança. Entretanto, sua consolidação demanda investimentos em infraestrutura, regulamentação clara, capacitação profissional e estudos aplicados que comprovem sua eficácia. Questões éticas, legais e sociais devem integrar o debate, garantindo uma adoção responsável.

Palavras-chave Inteligência Artificial; Inteligência Artificial Generativa; Educação Médica; Ensino Superior.

Author

Mx Caio Rodrigo Lemos Setúbal (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS; Bolsista Capes PPGpsi-UFPE.)

Co-authors

Dr Amanda Vasconcelos de Albuquerque (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS) Mx Camila Fonseca Leal de Araújo (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS) Prof. Camila Jacó Ramos (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS) Prof. Guilherme Henrique de Oliveira (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS) Mx Rafaela Domingos da Cunha (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS) Dr Renata Cordeiro Domingues (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS) Mx Thiago Luiz de Almeida Silva (Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS)

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