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Diante das novas TICs e de seus impactos nas relações socioculturais, os processos de ensino e aprendizagem demandam competências digitais atualizadas. Nesse contexto, o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem [ea]², órgão da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, trabalha no sentido de potencializar a atuação docente por meio de ações formativas destinadas ao aprimoramento profissional. Em parceria com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), o [ea]² organizou eventos relacionados ao uso crítico e ético da IA generativa. Dentre eles, destacamos: mesa redonda “A mente por trás do ChatGPT”, na qual foram discutidas o tratamento responsável dessas ferramentas no desenvolvimento das atividades acadêmicas (maio/2023; 545 inscrições); “Seminário Inovações Curriculares”, com o eixo temático intitulado “Tecnologias Educacionais e Inteligência Artificial na Educação Superior” (setembro/2023; 1401 inscrições); palestra “Possibilidades e limitações dos sistemas de IA no Ensino e na Pesquisa em Educação em Química: para além do chatGPT”, contando com apresentação de estudos sobre os temas focalizados (março/2024; 446 inscrições); 2ª Jornada Internacional da RedAES, que abordou IA, competências e tecnologias digitais, além de produzir um e-book (junho/2024; 4635 inscrições); palestra “IA Generativa aplicada à docência: como a tecnologia pode melhorar resultados e a gestão do tempo”, com perspectivas teóricas e práticas para discussão (novembro/2024; 256 inscrições). Todos os eventos realizados somam 6570 inscrições. Desse número, cerca de 83% foram de pessoas externas à Unicamp e 23,1 % docentes da educação superior. Os resultados ressaltam dimensões da formação continuada, sobretudo para docentes buscando aperfeiçoar suas competências digitais: (i) ampliação da consciência crítica e ética sobre o uso da IA; (ii) desenvolvimento de estratégias pedagógicas com apoio de IA; (iii) apropriação de frameworks para autoavaliação e planejamento didático. Por fim, consideramos necessária maior adesão das comunidades universitárias nos debates sobre projetos pedagógicos articulados ao uso socialmente responsável das plataformas de IA.
Palavras-chave | Formação docente; Educação Superior; Inteligência Artificial; Tecnologias Educacionais |
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