4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

Avaliação da usabilidade de um Serious Game no ensino da coleta do exame citopatológico do colo uterino

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Pôster presencia Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speaker

Daniele Oliveira (Sim Edu)

Description

Introdução: A usabilidade é um critério essencial no desenvolvimento de recursos digitais aplicados à educação em saúde, pois influencia diretamente a efetividade, eficiência e satisfação do usuário. O uso de Serious Games (SG) tem se mostrado uma estratégia inovadora no ensino da Enfermagem, favorecendo o aprendizado prático e a tomada de decisão clínica. Objetivo: Avaliar a usabilidade de um SG desenvolvido para o ensino da técnica de coleta de material para o exame citopatológico do colo uterino, segundo a System Usability Scale (SUS). Método:
Trata-se de um estudo metodológico realizado na Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Participaram juízes especialistas em Saúde da Mulher, Saúde Coletiva, Saúde da Família e jogos digitais, além de estudantes de graduação em Enfermagem matriculados na disciplina EN465 – Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário eletrônico aplicado via Google Forms, utilizando a escala SUS para análise de efetividade, eficiência e satisfação. Resultados:
O SG apresentou como cenário uma Unidade Básica de Saúde, abordando desde o acolhimento da paciente até as orientações pós-exame. A pontuação SUS obtida entre os especialistas foi de 92,05, considerada “a melhor imaginável”. Já entre os estudantes, a pontuação foi 86,98, classificada como “excelente”. Esses resultados indicam alta usabilidade, demonstrando que o jogo promoveu facilidade de uso, integração de funcionalidades e segurança no aprendizado da técnica. Conclusão: O Serious Game mostrou excelente usabilidade e aplicabilidade pedagógica, configurando-se como ferramenta de apoio ao ensino da coleta do exame colpocitológico. Recomenda-se sua utilização em ambiente acadêmico, com mediação docente, a fim de potencializar a reflexão crítica e o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave Exame colpocitológico; Enfermagem; Tecnologia educacional; Educação em saúde.

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