4–6 Nov 2025
Universidade Estadual de Campinas
America/Sao_Paulo timezone
Submissão de Resumos encerrada, resultados em 10/9

O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Not scheduled
20m
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Estadual de Campinas)

Auditório da Faculdade de Ciências Médicas

Universidade Estadual de Campinas

R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Campinas - São Paulo
Comunicação oral presencial Inovações Tecnológicas e Metodológicas para Educação Virtual e Híbrida

Speaker

Mr Marco Carvalho (Unicamp)

Description

A autorregulação da aprendizagem (ARA) tem um importante papel na motivação e engajamento do estudante de ensino superior em seu processo de aprendizagem. O empenho em sua promoção consiste em colaborar para o envolvimento ativo e responsável do estudante com seu próprio aprendizado, planejando e monitorando todos os aspectos relacionados. Percebe-se, contudo, que os estudantes ainda fazem uso limitado de estratégias digitais de autorregulação, incluindo as ferramentas gerenciadoras de processos educacionais, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo deste trabalho é apresentar a customização de um AVA para o PROARA — Programa Online da Promoção da Autorregulação de Aprendizagem — como instrumento condutor da promoção da ARA de estudantes do ensino superior na Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP, em São Paulo. A construção do PROARA foi levada a cabo a partir de uma matriz de design instrucional contendo elementos dos tópicos abordados em cada um dos sete módulos planejados: ARA, Estabelecimento de Objetivos, Gerenciamento de Tempo, Estratégias de Estudos, Papel do Ambiente Físico e Social no Aprendizado, Motivação para a Aprendizagem e Autorregulação Emocional. O AVA institucional da UNICAMP selecionado para a implementação do PROARA foi o moodle, amplamente adotado em instituições de ensino superior nacionais e internacionais. O moodle é um AVA de código aberto, livre, e que proporciona flexibilidade de customização. Além dos recursos disponíveis na plataforma, foram produzidos vídeos e outros materiais didáticos para serem utilizados como recursos importantes na condução das atividades e reflexões sobre a autorregulação da aprendizagem. Ao longo dos três últimos anos, desde a implantação do PROARA, aproximadamente 500 alunos já utilizaram esta plataforma, que vem se consolidando como relevante para direcionar esforços no processo de autorregulação, corregulação e de regulação socialmente compartilhada, e que fornece informações valiosas para a elaboração de políticas institucionais educacionais eficazes.

Palavras-chave intervenção educacional, curso online, educação superior, ambiente virtual de aprendizagem, motivação

Author

Mr Marco Carvalho (Unicamp)

Co-authors

Presentation materials

There are no materials yet.