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Description
A autorregulação da aprendizagem (ARA) tem um importante papel na motivação e engajamento do estudante de ensino superior em seu processo de aprendizagem. O empenho em sua promoção consiste em colaborar para o envolvimento ativo e responsável do estudante com seu próprio aprendizado, planejando e monitorando todos os aspectos relacionados. Percebe-se, contudo, que os estudantes ainda fazem uso limitado de estratégias digitais de autorregulação, incluindo as ferramentas gerenciadoras de processos educacionais, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo deste trabalho é apresentar a customização de um AVA para o PROARA — Programa Online da Promoção da Autorregulação de Aprendizagem — como instrumento condutor da promoção da ARA de estudantes do ensino superior na Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP, em São Paulo. A construção do PROARA foi levada a cabo a partir de uma matriz de design instrucional contendo elementos dos tópicos abordados em cada um dos sete módulos planejados: ARA, Estabelecimento de Objetivos, Gerenciamento de Tempo, Estratégias de Estudos, Papel do Ambiente Físico e Social no Aprendizado, Motivação para a Aprendizagem e Autorregulação Emocional. O AVA institucional da UNICAMP selecionado para a implementação do PROARA foi o moodle, amplamente adotado em instituições de ensino superior nacionais e internacionais. O moodle é um AVA de código aberto, livre, e que proporciona flexibilidade de customização. Além dos recursos disponíveis na plataforma, foram produzidos vídeos e outros materiais didáticos para serem utilizados como recursos importantes na condução das atividades e reflexões sobre a autorregulação da aprendizagem. Ao longo dos três últimos anos, desde a implantação do PROARA, aproximadamente 500 alunos já utilizaram esta plataforma, que vem se consolidando como relevante para direcionar esforços no processo de autorregulação, corregulação e de regulação socialmente compartilhada, e que fornece informações valiosas para a elaboração de políticas institucionais educacionais eficazes.
Palavras-chave | intervenção educacional, curso online, educação superior, ambiente virtual de aprendizagem, motivação |
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